Operações com bens e serviços
Projeto de pesquisa: Operações com bens e serviços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 09021996 • 2/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.444 Palavras (14 Páginas) • 272 Visualizações
Operações com Mercadorias e Serviços
As operações com mercadorias, possuem características especiais, pois os registros contábeis movimentam estoque de mercadorias, com influência e registros no balanço patrimonial e no resultado do exercício.
Para apuração do resultado devemos apurar o custo com mercadorias ou serviço, que serão dedutíveis na receita bruta com vendas ou prestação de serviços.
No caso de mercadorias, a apuração pode ocorrer através de inventário periódico ou inventário permanente.
Inventário periódico: é realizado periodicamente, através de contagem do estoque final. Para verificação do custo devemos utilizar o saldo anterior mais as compras do exercício menos estoque final, assim será definido custo da mercadoria vendida no exercício.
Inventário permanente: é quando controlamos de forma contínua, registrando entradas, saídas, desta forma será encontrado o custo da mercadoria vendida no exercício.
No controle permanente, a contabilização ocorre na seguinte forma:
D- Mercadorias
a- Fornecedores ou caixa
Na venda ocorre o seguinte lançamento:
D- Clientes ou caixa
a- Vendas
Na venda, além do lançamento anterior devemos considerar a baixa no estoque com o seguinte lançamento:
D- Custo das mercadorias vendidas
a- Mercadorias
Através destes lançamentos, obteremos automaticamente o custo da mercadoria vendida atualizada com reflexo no saldo de estoque de mercadorias.
O controle permanente de estoque pode ser realizado através do uso de fichas, ou de sistema informatizado onde deverá constar no mínimo o seguinte:
Ficha de controle de estoque
Data Entradas Saídas Saldos
Quan
tidade Valor unit Total Quan
tidade Valor unit Total Quan
tidade Valor unit Total
Atribuição de preços aos inventários
As entradas e saídas de mercadorias, tem reflexos imediatos sobre os valores em estoque fazendo com que a forma como são controlados proporcione valores diferentes tanto no custo da mercadoria quanto no saldo final.
Neste aspecto temos atualmente diferentes formas de controle de estoque conforme informamos a seguir:
PEPS ou Fifo- A sigla PEPS quer dizer primeiro que entra primeiro que sai, e origina-se da expressão em inglês: first-in-first-out conhecida como Fifo. Nesta forma, a primeira mercadoria deverá ser a primeira que sai.
UEPS ou Lifo- A sigla UEPS que dizer ultimo que entra primeiro que sai, ou last-in-first-out Lifo. Nesta forma de registro, a última mercadoria a dar entrada no estoque será a primeira a sair.
Média ponderada móvel: Nesta forma, o controle de estoque é realizado através da média ponderada, já que a cada entrada ou saída de mercadoria o custo poderá se modificar.
No caso da média ponderada móvel, o seu valor tende a ficar entre os valores do PEPS e UEPS.
As normas de contabilidade e o fisco não permitem a utilização do método UEPS no Brasil.
Custo de mercado (o mais baixo)
Os estoques devem sempre ser avaliados pelo valor mais baixo entre o custo do seu estoque ou o custo de mercado, de acordo com o conceito contábil de prudência ou conservadorismo.
Inventário periódico
O inventário periódico é utilizado geralmente em empresas de menor porte, utilizando o saldo inicial mais o valor das compras e menos o estoque final, desta forma será encontrado o custo do período e realizado um único lançamento.
Para esta apuração deverá ser realizado inventário extra contábil para verificação do saldo final do período.
Para o registro contábil, será utilizado as contas: compras, vendas e mercadorias da seguinte forma:
No momento da compra:
D- Compras
a- Fornecedores
No momento da venda:
D-clientes
a- Vendas
A conta mercadorias, que foi citada ainda não foi utilizada permanecendo com saldo zero, no caso de operações com início no ano corrente. No momento em que ocorre o inventário periódico, deverá ser então realizado os seguintes registros:
D- CMV
a-Mercadorias(pelo estoque inicial)
a-Compras(pelo saldo)
E por último deverá ser realizado o registro do estoque final pelo inventário com o seguinte registro:
D-Mercadorias
a-Custo da mercadoria vendida
Fatos que Alteram valores de compra e venda
Os valores de estoque poderão sofrer alterações conforme veremos a seguir:
Devoluções
Nas devoluções, as mercadorias compradas retornam do cliente ao fornecedor, por estarem em desacordo com o pedido. No ato da devolução, é necessário que o cliente faça uma nota fiscal, a fim de acompanhar as mercadorias/produtos devolvidos, havendo, portanto, incidência de ICMS, caso o comprador seja contribuinte de tal imposto. Também haverá incidência do IPI, do PIS e da COFINS, quando for o caso.
Havendo frete na compra, caso as mercadorias sejam totalmente devolvidas, tal frete será considerado como despesa operacional (Perdas com Fretes). Se a devolução for parcial, a perda com frete será proporcional ao
...