Organização Do Brasil Serviço Social
Trabalho Escolar: Organização Do Brasil Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PamS • 17/10/2013 • 760 Palavras (4 Páginas) • 750 Visualizações
O trabalho apresentado visa promover uma reflexão critica sobre as organizações sociais no Brasil e as políticas sociais no mesmo, através da aplicabilidade da atuação do Serviço Social, resgatando os valores culturais e históricos. Analisando seu surgimento e os seus parâmetros, uma vez que devido à globalização exige mudanças e planejamento político em todas as áreas sociais.
Através dos filmes assistidos: “Capitães de areia” retratam a historia de grupos de crianças e adolescentes abandonados por sua família que crescem nas ruas de Salvador, praticando assaltos e, fugindo da policia enquanto lutam para sobreviver. “Anjos do Sol” trata sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. E “Pro dia Nascer feliz aborda a fragilidade do sistema educacional brasileiro. Num contexto escolar, jovens define seus sonhos e frustrações em meio ao futuro incerto. São filmes que tem como tema principal a questão das crianças e adolescentes na sociedade contemporânea. E por fim as possíveis atuações e estratégias do assistente social na questão social.
Organizações
Quando a sociedade passa por mudanças chamativas como transformação da paisagem com a industrialização as pessoas começam a pensar sobre o mundo que os cerca. A sociologia nasceu quando os estudiosos começaram a ver a sociedade cada vez mais como algo que poderia ser analisado sistematicamente. Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas.
A vários tipos de organização: Organização voluntario em que as pessoas livremente reúnem certos objetivos de interesses; organização coercitivas em que os indivíduos são separados do resto da população; Organização utilitárias em que os membros calcula os custos e os benefícios de suas participação
Analisando a dinâmica da organização social ,destaca-se um conjunto de ideias em torno do que se convencionou chamar de capital social ,a partir das contribuições de Bourdieu que segue uma abordagem estruturalista na relação entre os agentes e Coleman e Putnam e do institucionalismo. Apesar dessas diferenças os autores ressaltam a importância das organizações sociais e direcionamentos de atividades inovadoras no sistema econômico-social.
As Organizações Sociais são como um modelo recepcionado pela Administração Pública nacional para transpassar a pessoa jurídicas cuja atividade não visem o lucro determinados serviços nas áreas de educação, saúde, pesquisa científica, preservação do meio ambiente, cultura e desenvolvimento tecnológico.
A organização social de dominância, é mantido por pequenos grupos sociais,que se apropriam dos meios de produção através da violência física e psicológica,e usam as suas instituições para manter o controle sobre os demais grupos sociais. As organizações dominantes tem como princípios fundamentais a hierarquia e a centralização do poder. São esses princípios os maiores causadores das luta de classes.
O serviço social juntamente com programas do governo tenta amenizar a situação das crianças e adolescentes moradores de rua, com programas sócio -educativas como Estatuto da criança e adolescente( ECA), que garante a proteção integral.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública,
...