Organização Social
Resenha: Organização Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: darlany • 25/5/2014 • Resenha • 376 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
A organização social, através do capital social, permite ressaltar a relevância da temática em sua conexão com a análise dos diversificados indicadores socioeconômicos brasileiros. Porém, a análise da organização social no Brasil e nos estados brasileiros, medida através das fundações privadas e associações sem fins lucrativos, seguindo uma das mais importantes contribuições de Putnam (1996), em sua relação com os desequilíbrios e desigualdades, revela importantes questões que merecem ser destacadas, indicando futuros desdobramentos. Dentro de uma organização social os indivíduos podem tomar decisões e fazer escolhas tendo como referência as normas dadas pela estrutura social, concordando ou não com os valores grupais, com as convenções. Contudo, como se sabe, aqueles que fogem à regra podem sofrer pressões. Ao mesmo tempo, quando um comportamento se torna mais frequente, deixa de ser exceção para se tornar regra. Como exemplo, basta pensarmos nas mudanças do papel social exercido pela mulher em sua posição de esposa. Se outrora era apenas alguém do lar, hoje pode assumir funções profissionais fora de casa, o que certamente afetou a organização da sociedade (principalmente a ocidental) nas últimas décadas. A organização social diz respeito à forma como os homens se relacionam através de suas ações, levando em consideração aspectos como: período de tempo, responsabilidade e representatividade com os grupos, riqueza, a camada social na qual estão inseridos, enfim, entre uma sorte de outros aspectos que podem contribuir para marcar a posição social do indivíduo para o desempenho de seu papel. O modelo de organização dominante é o piramidal que tem como princípios fundamentais a hierarquia e a centralização do poder. São esses princípios os maiores causadores das diferenças sociais que geram conflitos entre os grupos sociais (luta de classes).
Existem indivíduos advindos de grupos sociais dominados e dominantes que ainda resistem a esse modelo. Estes utilizam uma outra estrutura alternativa à organização social piramidal que é a rede. segundo a Teoria da Dominância Social, todas as sociedades humanas tendem a se estruturar em sistemas de grupos, baseados em hierarquias sociais, muito difíceis de serem modificados. São os sistemas paralelos os que resistem às hierarquias sociais, capitaneiam mudanças e lutam por moderar as desigualdades. Um indivíduo favorável às hierarquias grupais e a uma sociedade pautada rigorosamente na diferença possivelmente seria simpático, portanto, à dominância social.
...