Organização Social No Brasil
Artigo: Organização Social No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: verluky • 27/9/2013 • 315 Palavras (2 Páginas) • 915 Visualizações
Ao se falar de organização social, se faz necessário compreender o seu significado, onde espera-se que haja determinada unificação ou pelo menos elementos unificadores de um grupo, sendo que estes possibilitam uma relação comum.
Reinaldo Dias no seu livro “Introdução a sociologia” elenca as formas como a sociedade se organiza explicando os diferentes graus de interação.
Assim, ele introduz o conceito de sociedade e faz sua definição, realiza também, uma análise dos grupos que se formam dentro da sociedade e suas estruturas.
Nos textos dos capítulos oito, nove e dez, são utilizados e explicados diversos aspectos da sociedade e suas estruturas, como sua divisão entre sociedade civil, sociedade política, ONGs, e os grupos sociais e suas classificações, além de seus objetivos e importância. Diferenciando agregações de grupos e os seus diversos tipos que se poderiam formar, grupos externos e pessoais, de referencia e estereótipos, primários e secundários.
O autor comenta ainda, sobre as muitas classificações que se dá aos ajuntamentos humanos, diferenciando cada um deles. Em relação a civilização, Dias procura o melhor conceito para tentar defini-la, dentre os dois apresentados há o que fala de civilização como apogeu de certa cultura e o que fala como algo que transborda os limites nacionais.
O primeiro conceito pode ser bastante relativo, especialmente quando se refere a culturas que existem atualmente, já que é impossível definir se estão no seu apogeu ou não, e mesmo em culturas passadas é impossível saber o momento exato que o alcançaram.
Dessa forma, é perceptível as formas pelas quais a organização social vai se delineando. O texto Mídia independente, uma pequena análise sobre organização social, discute “o modelo de dominância que é mantido por pequenos grupos sociais, que se apropriam dos meios de produção através da violência física e psicológica (guerras e eleições, esta última dominada por discursos demagógicos) e usam as suas instituições para manter o controle sobre os demais grupos sociais”.
...