Orçamento Empresarial
Exames: Orçamento Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: voce1 • 19/5/2014 • 1.677 Palavras (7 Páginas) • 340 Visualizações
Conceito de orçamento e sua importância na organização
O orçamento nos dá a direção e instruções para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades responsáveis por certos resultados dentro do período planejado.
Conceito de orçamento
O orçamento é um plano detalhado da aquisição do resultado e de usos de recursos, financeiros ou de outra natureza, durante um período especificado. A gestão operacional da empresa gira em torno do orçamento, já que ele é o plano que propicia o controle por meio da avaliação do resultado e da avaliação do desempenho. O controle do resultado é um requisito indispensável para a existência do controle de desempenho. O controle do resultado é permanente, durante o desenrolar das transações previstas no orçamento. O controle de desempenho refere-se ao confronto das metas previstas para o período (mês, trimestre, semestre, ano, etc.) com o efetivamente realizado. O alcance do desempenho pressupõe o acompanhamento dos resultados pontuais das transações, pois esta é a fase em que são disparadas as ações corretivas ou a reprogramação das metas visando a realização dos objetivos desejados. Planejamento e Controle são funções distintas, mas interligadas. Não faz sentido planejamento sem controle nem controle sem planejamento. Segundo Frezatti (2007), “o orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício é mais que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.” É considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Isso ocorre pelo fato que os gestores têm o compromisso especificado e definido no plano estratégico, que acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento. De acordo com Frezatti (2007) O orçamento surge como sequência a montagem do plano estratégico, permitindo forçar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal as suas ações mais importantes. O orçamento existe para programar as de um exercício fiscal as suas ações mais importantes.
. O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico.
Conforme Frezatti, o orçamento de uma empresa deve ser elaborado levando-se em conta a seguinte sequência de etapas:
• Ligação de casa preparatória para o orçamento, princípios gerais de planejamento, diretrizes dos cenários, premissas e pré-planejamento;
• Plano de marketing;
• Plano de suprimento, produção e estocagem (PSPE);
• Plano de recursos humanos;
• Plano financeiro.
Sendo assim uma vez tendo feito um adequado trabalho na montagem do plano Estratégico, o orçamento tem muita chance de ser elaborado com coerência e consistência.
As vantagens do orçamento para a organização
As empresas se beneficiam muito de um programa orçamentário. Embora as empresas possam obter certo grau de sucesso sem orçamentos, elas jamais atingirão as alturas a que poderiam chegar com um sistema coordenado de orçamentos.
Entre esses benefícios contam-se os seguintes:
1. Os orçamentos fornecem um meio de transmitir os planos da administração a toda a organização.
2. Os orçamentos forçam os gerentes a pensar no futuro e planejá-lo. Na falta da necessidade de fazer orçamento, vários administradores gastarão seu tempo cuidando das situações do dia-a-dia.
3. O processo orçamentário proporciona um meio de alocação dos recursos às partes da organização em que eles podem ser empregados de maneira mais eficaz.
4. O processo orçamentário pode revelar potenciais gargalos antes que eles ocorram.
5. Os orçamentos coordenam as atividades de toda a organização, por meio da integração dos planos das diversas partes. A elaboração do orçamento ajuda a assegurar que todos na organização estão trabalhando na mesma direção.
6. Os orçamentos definem as metas e objetivos que podem servir de níveis de referência para a subsequente avaliação de desempenho.
No passado, alguns gerentes evitavam os orçamentos por causa do tempo e do esforço que a sua elaboração envolve. Pode-se argumentar que a elaboração do orçamento é realmente "livre", visto que o tempo e o esforço do gerente são mais do que compensados por lucros maiores. Além disso, com o advento das planilhas eletrônicas, qualquer empresa, grande ou pequena, pode implantar e manter, a custo mínimo, um programa de elaboração do orçamento. A orçamentação presta-se bem a planilhas eletrônicas de aplicação rápida.
Orçamento mestre e sua divisão
Entende-se por orçamento mestre aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.
Como orçamento operacional entende-se aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.
Um orçamento mestre é a combinação e junção de uma série de distintos, mas interligados orçamentos que descrevem a produção de uma empresa e seus objetivos financeiros. A fim de completar um orçamento mestre, a gestão da empresa cria vários orçamentos de vendas, produção, de caixa, inventário orçamento de despesas.
Vendas e orçamentos de produção
Preparação do orçamento mestre começa com um orçamento de vendas. O orçamento de vendas orienta o restante do processo de orçamento, porque o nível de produção e, portanto, o dinheiro necessário para a produção, está diretamente dependente do nível de previsão de vendas. Para começar o orçamento de vendas, gestão de empresa geralmente usa as vendas do ano corrente e anteriores como um ponto de partida para fazer um palpite sobre os valores do ano subsequentes vendas. Uma vez que o
...