Orçamento Empresarial
Monografias: Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulothe • 15/6/2014 • 3.204 Palavras (13 Páginas) • 383 Visualizações
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
INTRODUÇÃO 3
1 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO GLOBAL 4
1.1 Princípios do Sistema Orçamentário Global 5
1.2 Condições Necessárias do Orçamento 6
1.3 Objetivos 9
1.4 Requisitos do Orçamento 9
2 ORÇAMENTO OPERACIONAL 12
2.1 Orçamento de Vendas 12
2.2 Orçamento de Produção 13
2.3 Orçamento de matéria-prima - MP 14
2.4 Orçamento de mão-de-obra direta – MOD 14
2.5 Custos indiretos de fabricação – CIF 15
2.6 Orçamento das Despesas de Vendas e Administrativas 15
2.7 Projeção dos Demonstrativos Contábeis 16
2.8 Orçamento de Investimento 16
2.9 Orçamento de Caixa 17
INTRODUÇÃO
Décadas sucessivas de descontrole inflacionário fizeram com que as empresas do Brasil se desacostumassem a pensar estrategicamente. Até 1994, a instabilidade e o grau de incerteza eram tão grandes que qualquer tentativa de prever um cenário econômico futuro era frustrado. Se analisarmos os 30 anos que antecederam o plano real em meados de 1994 podemos constatar que a inflação acumulada no Brasil foi superior a um quadrilhão por cento (um, seguido por quinze zeros), houve sete diferentes unidades monetárias, seis planos econômicos, uma moratória e três constituições.
Nestas circunstancias, o casuísmo inteligente e a tão chamada “Experiência dos Administradores” eram muito mais efetivos do que o pensamento estratégico.
Atualmente passaram-se aproximadamente 15 anos do inicio de certa estabilidade no País, muitas coisas em relação a Administração e a própria Contabilidade, no sentido de planejar e orçar mudaram, no entanto, muitas organizações em todo País estão ainda em fase de aprendizado e implantação dessas teorias. Isso não significa que as empresas em geral não tenham uma Estratégia, o que acontece é que a estratégia está na mente do Gestor e o mesmo não a comunica claramente aos demais integrantes da equipe.
A partir do momento que o plano estratégico é colocado no papel e comunicado claramente a todos os integrantes da equipe, desde o chão de fabrica até a alta administração cada um de acordo com suas atribuições, a empresa começa a remar com um destino definido: O Sucesso.
Como vemos o Planejamento Estratégico é o Plano Mestre, é nele que são definidos os objetivos da empresa e as estratégias para alcançá-los. No entanto o Planejamento Estratégico é em grande parte subjetivo e é nesse momento complementando o Plano Estratégico que entra o Orçamento Empresarial que para ser eficaz e trazer os resultados esperados deve ser a mola propulsora para atingir as metas estabelecidas, bem como pode ser definido como uma bússola que mostra o caminho a ser seguido para o Sucesso da organização.
Quando falamos em “caminho a ser seguido” significa que o orçamento ajuda a mostrar o caminho a ser seguido pela empresa, ou seja, auxilia no processo decisório.
Segundo Oliveira, (2004) decisão é a escolha entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado. Neste sentido podemos concluir que o orçamento auxiliará a empresa a atingir os resultados desejados.
O orçamento é a expressão quantitativa e formal dos planos da administração da empresa. Os planos da empresa são traçados no Planejamento Estratégico e o mesmo representa a vontade dos sócios ou acionistas, o orçamento nada mais é do que o Planejamento Estratégico em números.
Para tanto estudaremos um tema de importância reconhecida em todos os meios empresariais, o “ Orçamento ”, demonstrando toda a metodologia de sua elaboração e os possíveis impactos no resultado das empresas, em virtude da eficácia do planejamento.
1 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO GLOBAL
O Sistema de Orçamentário Global corresponde à projeção e à operacionalização das ações descritas nas etapas de planejamento financeiro, anteriormente.
A proposta orçamentária deve contemplar as estimativas de receitas, custos, despesas e investimentos necessários para a consecução das atividades econômicas projetadas, a partir da definição dos objetivos, das metas e das estratégias da empresa.
A elaboração do orçamento é uma responsabilidade de gestão empresarial. O orçamento representa os planos elaborados para o próximo período e revela a forma que a direção irá alcançar seus objetivos.
Podemos afirmar que o orçamento empresarial, consiste em uma série de apostas que estamos dispostos a fazer com base no que esperamos acontecer em cada setor da empresa (condições internas), bem como, no mercado em geral (condições externas).
O sistema orçamentário do ponto de vista global pode ser definido como sendo um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.
Para Padoveze (2000:369), “Orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício”. O mesmo autor diz ainda que:
O orçamento não deixa de ser uma pura repetição dos relatórios gerenciais atuais, só que com os dados previstos. Portanto, não há basicamente nada de especial para se fazer orçamento, bastando apenas colocar no sistema de informação contábil gerencial os dados que deverão acontecer no futuro.
Os orçamentos, tomados como partes de uma estrutura de controle gerencial, promovem a discussão do planejamento da empresa de forma geral, contribuindo no envolvimento de todos
...