PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO .
Exames: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO .. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weslleypedrosa • 2/2/2014 • 413 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
Curso: ADMINISTRAÇÃO
Aluna: IARA NORBERTO LOPES
RA: 2121210993
Valparaíso, 10 de Outubro de 2013.
O Planejamento e Controle da Produção na Empresa
O Planejamento e controle da produção (PCP), nada mais é que um departamento administrativo responsável por executar atividades através de três níveis (estratégico, tático e operacional), visando a elaboração antecipada e contínua de um plano de produção para que a empresa possa alcançar seus objetivos e aplicar corretamente os seus recursos conforme Idalberto Chiavenato (p. 24/25).
Ainda Segundo Idalberto Chiavenato (p. 24/25), o PCP deve compreender ainda as premissas de eficiência (fazer as coisas corretamente) e eficácia (fazer as coisas mais importantes e relevantes) para adquirir o melhor desempenho de suas funções. Segue abaixo resumidamente as atividades, definição e participação no processo produtivo exercidos pelo PCP em cada um dos níveis hierárquicos.
Abaixo segue o quadro comparativo onde esta demonstrada cada uma das definições:
O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?
Para entendermos melhor essa questão precisamos esclarecer bem o que ocorre dentro do nível estratégico, detalhando cada uma das etapas que o compõem, seguindo da premissa quetodo o processo parte deste. O nível estratégico é dividido em três fases: projeto de produção, planejamento da produção e plano de produção, respectivamente. O projeto de produção se baseia na previsão de vendas e pedidos recebidos relacionando estoque, pessoal, máquinas e equipamentos, matéria-prima, dentre outros fatores. Após relacionar todos esses itens em relatórios entra a segunda etapa: o planejamento da produção ou PP, que extrai do projeto as informações básicas e por meio delas define com antecedência o que deverá ser feito: como, por quem e quando. Por fim, surge o plano de produção que converte todas as demais etapas em um cronograma de processos eficientes para que a empresa possa produzir e operar dentro dos prazos já estabelecidos.
Chiavenato (p.53/54 PLT) afirma ainda que através desse plano é possível determinar a previsão de vendas, os recursos financeiros, capacidade de produção e disponibilidade de matéria-prima.
Tendo em vista todo esse processo, o nível tático se preocupará tendo em vista a produção de determinado produto, em adquirir os equipamentos e insumos necessários para sua fabricação e o nível operacional se encarregará de todo o processo de execução e acompanhamento para a fabricação desse produto, bem como sua montagem, tratar dos estoques e demais compras.
BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO, Idalberto. (Planejamento e controle da produção) 2º edição;
Revista
...