PROJETO DE INTERVENÇÃO
Trabalho Universitário: PROJETO DE INTERVENÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Haru_17 • 20/9/2013 • 2.261 Palavras (10 Páginas) • 381 Visualizações
I- INTRODUÇÃO
O foco do estudo consistirá em analisar as atividades relativas à mediação de conflito entre os voluntários, a comunidade e os gestores da instituição “Cruz Vermelha Brasileira – Filial Pará”, por meio da gestão participativa e na busca de soluções entre as partes envolvidas.
A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Pará (CVB-FPA) tem como objetivo construir de maneira participativa, consensual e humanitária, um espaço de articulação no âmbito social, educacional, econômico, cultural e político, respeitando as diversidades e adversidades de seus usuários. Onde a mesma prioriza o bem estar daqueles que fazem parte da instituição de forma direta ou indireta, como por exemplo, os alunos da Escola Técnica de Enfermagem, funcionários, voluntários e os usuários dos serviços na instituição, desempenhando um papel relevante na sociedade contemporânea diante da complexidade do mundo atual, enfrentando algumas dificuldades internas, onde as mesmas ganham proporções grandiosas que chegam a refletir em suas ações externas. Tendo um grande desafio na instituição CVB-FPA, que é em promover uma qualidade relacional entre as pessoas, pois as mesmas se encontram em conflito (gestão e coordenadores de departamentos, voluntários efetivos e temporários).
A mediação é um processo fundamentado em regras, técnicas e saberes que tem como foco principal promover a qualidade da comunicação entre indivíduos em conflito, visando à resolução dos problemas que os opõem, e fazendo com que eles mesmos construam suas próprias soluções, proporcionado uma intervenção mais notável, co-participativa e facilitadora de diálogos, na regulação das situações de conflitos e na manutenção ou reconstrução da qualidade relacional.
A mediação de conflitos é um mecanismo que contribui para a preservação das relações sociais estabelecidas no interior de uma instituição. De acordo com Sales e Alencar (2009), a mediação de conflitos tem como base garantir a solução de impasses e a preservação das soluções estabelecidas.
Para que estes impasses sejam amenizados propomos uma intervenção por meio da mediação de conflitos, a fim de construir alternativas de superação de conflitos, chegando a um consenso entre as partes que buscam através do diálogo meios de se comunicar harmonicamente.
A mediação apresenta-se ao Serviço Social como sendo uma forma de intervenção às questões sociais (conjunto de expressões das desigualdades sociais). Proporcionando assim, consideravelmente as relações interpessoais (baseada na interação entre os usuários), na busca de soluções entre as partes envolvidas e o comprometimento do assistente social diante das problemáticas sociais.
II- OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral:
A mediação de conflito como atividade do Assistente Social na Cruz Vermelha Brasileira – Filial Pará.
2.2. Objetivos Específicos:
• Identificar os procedimentos do Serviço Social no atendimento aos usuários na Cruz Vermelha Brasileira - Filial Pará.
• Correlacionar a mediação e a questão social como instrumentos de análise do Assistente Social.
• Promover a relação entre a mediação e a política social como instrumentos de intervenção do Assistente Social.
III- JUSTIFICATIVA
Esse projeto tem o intuito de sistematizar em seu contexto as relações e as considerações do modo geral sobre a mediação de conflitos como atividade do Assistente Social na Cruz Vermelha Brasileira – Filial Pará (CVB-FPA), a identificação dos procedimentos do Serviço Social no atendimento aos usuários, a questão social como instrumento de análise e a política social como instrumento de intervenção do Assistente Social, que é um dos assuntos que serão abordados e que vamos ressaltar no decorrer do “Trabalho de Conclusão de Curso”. Esse tema emerge com grande relevância no sentido de contribuir na busca de alternativas que possam estabelecer a diferenciação entre as categorias teóricas de mediação, mostrando que está é um instrumento de análise; ou seja; intenta-se, uma reflexão sobre a categoria mediação e os instrumentos de análise diante da realidade social em que se encontra.
O tema escolhido para a pesquisa surgiu a partir de minhas observações no campo de estágio da CVB-FPA, localizada na Av. Gentil Bittencourt, 1840 - Bairro: São Braz, o qual é um local que está me proporcionando muito na correlação entre a teória e a prática. A observação dentro da instituição está sendo fundamental, pois, por meio dela está sendo possível perceber os conflitos explícitos e latentes entre os grupos existentes na instituição (diretoria, coordenadores de departamentos, voluntários, efetivos e temporários), contudo, com a participação de algumas pessoas que também contribuíram para a escolha do tema e o desenvolvimento desse projeto, por muitas pessoas se encontrarem insatisfeitas com a forma de como a instituição está sendo gerida ao longo dos anos.
A mediação de conflito foi um instrumento fundamental como foco de intervenção dentro da instituição CVB-FPA, onde a mediação é uma técnica que em muito contribui para estabelecer o diálogo pacífico alicerçado em um clima equilibrado de satisfação entre as partes envolvidas.
A mediação possibilita a transformação da “cultura de conflito” em “cultura do diálogo” na medida em que estimula a resolução dos problemas pelas próprias partes. A valorização das pessoas é um ponto importante, uma vez que são elas os atores principais e responsáveis pela resolução da divergência. (SALES, 2004, pág. 01).
A mediação de conflito tem como essência a valorização das pessoas envolvidas no conflito, uma vez que as mesmas são atores estratégicos na resolução das situações ambíguas, na medida em que são envolvidas e solucionam os seus impasses, a partir de então estes sujeitos sentem-se valorizados e responsáveis. A mediação também é um mecanismo fundamental para a preservação das relações sociais, bem como, a garantia de direitos fundamentais, desta forma vai além da inexistência da violência física e moral passando para um caráter cidadão por defender a garantia de seus direitos básicos.
O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão sócio-técnica do trabalho, na qual possui inúmeras características fundamentais para sua execução, dentre elas, lamamoto (2005) destaca que sua prática
...