PROJETO DE PESQUISA
Trabalho Escolar: PROJETO DE PESQUISA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VILENE12345 • 2/5/2014 • 1.918 Palavras (8 Páginas) • 316 Visualizações
O que é um projeto de pesquisa?
O projeto de pesquisa não é o trabalho monográfico. É tão somente um plano de estudos, instrumento no qual o pesquisador esboça um experimento antes mesmo de pôr em experiência a pesquisa. No projeto é hora de planejar, de traçar o caminho mais eficiente até o objetivo que se pretende alcançar; mais ainda, de definir que objetivo é este. Assim, o projeto é o instrumento por meio do qual o pesquisador adquire clareza quanto ao que ele quer com sua pesquisa e ao curso que ela pode tomar. Mas não é só isso, lembremos que a redação de um projeto não só está ligada À “planta de um edifício de conhecimento” ,mas também Às condições de execução desta obra.
Explicaremos: geralmente um projeto é escrito para planejar uma pesquisa, a qual pretende ser executada. Em se tratando da pesquisa acadêmica, é também uma proposta de pesquisa que está sempre sujeita a uma avaliação e, por conseguinte, à aprovação ou reprovação.
Tópicos integrantes do projeto de pesquisa
O tema da pesquisa
Tema é sobre o que se fala; é aquilo com que nos ocuparemos no projeto, no curso da pesquisa e na monografia. Entretanto existem restrições quanto à associação entre os termos assunto e tema. Em nosso texto, convencionamos chamar tema tudo aquilo que pode ser tratado em um universo capaz de ser abordado pontualmente por uma pesquisa, ou seja, por um viés investigativo. A escolha do tema não fica ao sabor do acaso ou, somente, do arbítrio do pesquisador. Não se escolhe um tema puramente por “gostar-se” dele; critérios hão de ser estabelecidos. Ex: A afinidade do pesquisador com o tema, valor para o pesquisador,tempo hábil para a execução da pesquisa, disponibilidade de recursos materiais e financeiros, existência e disponibilidade de fontes de pesquisa bibliográfica,afinidade entre pesquisador e orientador.
Titulo
Do mesmo modo que as pessoas, os projetos também têm nomes. O título é o nome do trabalho. E, ao contrário da maneira subjetiva com que se adotam nomes para pessoas, tal escolha possui critérios.
O título deve traduzir, de maneira sintética, o conteúdo das idéias contidas no projeto, deixando entrever, clara e objetivamente, o tema do trabalho, seu problema, ou seja, a que o trabalho vem.
Em alguns casos, o título do trabalho pode coincidir com o tema, ou mesmo com o problema da pesquisa, isto é, ser formulada da mesma maneira.
Problema
Consiste numa indagação sobre o tema que vai ser proposto pelo pesquisador na tentativa de ser respondido. Precisa ser formulado de maneira precisa, categórica e simples.
É, indubitavelmente, a parte mais importante do projeto, a ponto mesmo de, sem termos clareza quanto a ele, não conseguimos conduzir a pesquisa com sucesso , fazendo com que o projeto não se sustente, sofrendo da incoerência entre os tópicos que o integram.Alguns fatores podem ser considerados quando se trata do problema.
Objetivos
O objetivo é o que se quer. Assim todo projeto de pesquisa aponta para algo que se almeja, para um fim a ser atingido. Portanto o projeto sempre se lança a um objetivo.
No projeto de pesquisa temos duas modalidades de objetivos;
• Objetivo Geral: deduzido do problema, deve coerência a esse. Deve ser apenas um, pois traduz o fim único para o qual o projeto se encaminhará. Possuir mais de um objetivo geral é considerado um erro metodológico, pois significa que o projeto tem mais de um problema de um único projeto;
• Objetivo Específico: deduzido do objetivo geral, deve coerência a esse. Pode ser mais de um e variar de quantidade de acordo com o nível e a natureza da pesquisa. Ao contrário do primeiro, não aponta diretamente ao fim último do trabalho, mas para etapas intermediárias, para objetivos intermediários que a pesquisa terá que galgar até seu objetivo final. Pode-se sugerir pensar os objetivos gerai s como metas que conduzirão, passo a passo. O projeto até o seu alvo.
Normativamente, apontam-se como principais características do objetivo: clareza, precisão e concisão. O objetivo deve conter apenas um verbo, indicando uma ação e respeitando. De preferência, a ordem gramatical direta: sujeito-verbo-complemento.
Hipóteses
A hipótese simplificadamente, é uma provável resposta que se pensa dar ao problema exposto pela pesquisa (podendo ser mais de uma).Segundo Gil(1999), seu papel fundamental é sugerir explicações para os fenômenos investigados.Trata-se de uma preposição que deve ser aceita ou rejeitada após tal desenvolvimento, sendo inicialmente provisória e dependendo de ser validada ou não por meio das experiências da pesquisa.
Segundo Gil (1999), as hipóteses podem se originar de diversas fontes. Algumas derivam da observação dos fatos;outras,de pesquisas já realizadas e decorrentes de teorias.
Introdução
Trata-se de uma importante parte do projeto, pois nela o autor apresenta o projeto ao leitor (o problema, seus pressupostos, enfoque e terminologia em contextualização teórica sucinta) e, mais ainda, como sugere o nome introdução em suas origens latinas, conduz o leitor para dentro do trabalho.
Recomenda-se que esse tópico não seja longo e que, de maneira breve, anuncie o todo trabalho. É preciso fazer com que o leitor seja seduzido a prosseguir na leitura. Caso contrário, o leitor, enfadado, pode não dar prosseguimento á leitura do restante do projeto, preterindo-o.
Problematitização
Uma vez tendo apresentado o projeto como um todo de maneira sucinta, é chegada a hora de aprofundar o problema delimitado com base em bibliografia, isto é, problematizar o tema e o problema.
Fica claro que a problematização não é o problema, posto que são itens diferentes.Problema (como já vimos )é a pergunta que se faz e à qual se tentará responder; problematização (elemento distinto) é dar desdobramento às idéias teóricas do trabalho.Neste tópico, buscamos responder qual é o problema do projeto; como ele constitui, de fato, num problema; o que questionamos com o tema e quais as implicações desses
...