PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Por: Belmiro Marcos Beloni • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 5.265 Palavras (22 Páginas) • 1.055 Visualizações
[pic 2]
[pic 3] [pic 4]
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
BELMIRO MARCOS BELONI RA 1546463
MERIELLE CAMILO RA
DANIEL DONATO PIASECKI RA
GUARAPUAVA
2015
BELMIRO MARCOS BELONI RA 1546463
MERIELLE CAMILO RA
DANIEL DONATO PIASECKI RA
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA,
referente ao curso de graduação em Sociologia, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.
GUARAPUAVA
2015
SUMÁRIO[pic 5][pic 6]
- INTRODUÇÃO. 03
- OBJETIVOS 05
- OBJETIVO GERAL 05
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 05
- DESENVOLVIMENTO 06
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 06
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 07
- Ambientes e Público-alvo 07
- sciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 08
- Propostas de Ação e Estratégias Didáticas 08
- de duração do projeto e cronograma 14
- AVALIAÇÃO 16
- RESULTADOS ESPERADOS 16
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
Neste projeto há a argumentação de que todas as ações Humanas têm origem no código de valores que a pessoa estabelece sobre as coisas que o cercam, sendo que o conjunto destes formam sua moral e a ética. Acreditamos que a ação contra o meio ambiente tem origem na falta de valores em relação à Natureza e o lugar do Homem nesta, por isso realizaremos inicialmente uma pesquisa teórica sobre o que vem ser a moral e a ética, posteriormente sobre a relação significado-significante, onde exploraremos a questão do significado que as pessoas dão as coisas e a significância destas em sua vida, finalmente discutiremos a ética contemporânea, com sua tendência a promover genocídios e devastações sem remorso, e a sua relação com o meio ambiente e a liberdade, e o concluindo com uma atividade prática com alunos do Ensino Médio, onde estas questões serão discutidas por eles, com a finalidade de se promover uma conscientização ambiental juntamente com uma reflexão filosófica sobre a conduta humana.
OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
O comportamento moral dos homens em sociedade é uma espécie de técnica ou norma, e seu objeto de estudo é constituído por tipos de atos humanos que podem ser atos conscientes ou involuntários e que afetam a si próprio e aos outros. Porém, muitas vezes, mesmo conhecendo os danos que as conseqüências que uma atitude sua pode lhe proporcionar, ele a faz sem culpa. Porquê? Seria por falta de significado para si mesmo da consequência de sua ação? Ou simplesmente, por descaso ou ausência de significado para si o meio ambiente e as outras pessoas? Estaríamos diante de uma crise de valores que justifica a degradação ambiental de nossos dias? Estas são questões que procuraremos esclarecer através deste trabalho.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir os seguintes conceitos e fomentar as discussões sobre os temas abaixo:
- o que vem ser a moral e a ética;
- Relação significado-significante;
- Os novos desafios ambientais que a tecnologia trouxe à humanidade (transgênicos e agrotóxicos) e as alternativas sustentáveis de produção agrícola (agricultura orgânica e adubação verde);
- A desnecessidade do uso de hormônios que aceleram o desenvolvimento dos animais na pecuária e na avicultura;
- a ética contemporânea e a sua relação com o meio ambiente e a liberdade.
DESENVOLVIMENTO
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Ética vem do grego ethos, que significa analogamente modo de ser ou caráter enquanto forma de vida que é adquirida ou conquistada pelos Homens através de um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações Humanas, elaboradas por nossos ancestrais. Mas, há também outras interpretações da ética, como a de Leonardo Boff (1999), que diz: “Ethos em seu sentido originário grego significa a toca do animal ou a casa Humana, vale dizer, aquela porção do mundo que reservamos para organizar, cuidar e fazer o nosso hábitat. Esse ethos (modelação da casa humana) ganhará corpo em morais concretas (valores, atitudes e comportamentos práticos) consoante as várias tradições culturais e espirituais” (BOFF, 1999, p.27). Portanto, a ética refere-se ao que está mais próximo de nós, ao nosso lar, ao nosso meio ambiente.
A ética é uma espécie de cimento na construção da sociedade: se existe um sentimento ético profundo, a sociedade mantém-se bem estruturada, organizada; e quando este sentimento ético se rompe, ela começa a entrar numa crise autodestrutiva.
Atualmente vivemos uma situação em que o esgotamento dos recursos naturais é uma realidade, da qual nos aproximamos rapidamente, devido a uma crise de valores que não só envolve questões morais intrínsecas no homem, mas também novos desafios como a preservação ambiental. É tempo de se rever hábitos, e expandir nossas questões éticas.
...