PROJETO DE TRABALHO-APROVEITAMENTO PEDAGOGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Por: letrasgeise • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.611 Palavras (11 Páginas) • 1.974 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUES E INGLES.
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO-APROVEITAMENTO PEDAGOGICO
DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Aluno(s): Geisielle Silva Santos RA: 1642456
POLO
Artur Nogueira
2016
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de Licenciatura em Letras, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.
POLO
Artur Nogueira
2016
Sumário
1. INTRODUÇAO 5
2. OBJETIVOS 7
2.1 Objetivos geral 7
2.2 Objetivos específicos 7
3. DESENVOLVIMENTO 8
4. DISCIPLINAS CONTEÚDO E CONCEITOS ENVOLVIDOS 10
4.1 Propostas de ação e estratégias didáticas 10
4.2 Tempo de duração 11
4.3 Avaliação 12
4.4 Resultados esperados 12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
- INTRODUÇAO
E extremamente importante compreender o conceito de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre em todo e qualquer parte da sociedade, permitindo a produção do ser humano pensante. Vivemos em uma época que reflete a transformação de valores, e o homem e um ser que se desenvolve em diferentes formas: conviver, solucionar problemas, simbolizar, comparar e perceber padrões sociais ao nosso redor.
A capacidade que o ser humano tem de absorver a multiplicidade dos ambientes a qual se vive e evidente, isso se manifesta nas pluralidades de raças, línguas, culturas e religiões, cada um absorve aquilo que esta vivenciando no dia a dia em todo e qualquer ambiente. Multiplicidade é, portanto, uma realidade humana, que vivenciamos diariamente.
Conviver dentro da sociedade sem considerar esta característica natural é um erro que fatalmente conduzirá ao preconceito e às formas de intolerância. Infelizmente tem-se assistido na história da humanidade as tristes cenas desta intolerância causadas pela falta de compreensão e respeito mútuo: as guerras, os conflitos raciais e religiosos, e o preconceito.
O ambiente não escolar escolhido: o museu de Ellen White tem papel importante em diversas formas de educar e apresenta claramente seus princípios e objetivos amplos. Incentiva os alunos a conhecer a historia da religião e também a ter gosto pela leitura, promove a leitura visual através dos quadros expostos e motiva os alunos a conhecer a historia, para entender quem somos, temos que pesquisar, buscar, ir além.
O museu conta com uma biblioteca contendo todos os livros escritos por Ellen White e todos os artigos também, com mapas de todas as regiões por onde ela passou. Vários objetos dela são expostos e fica localizado dentro do território do centro universitário de são Paulo - UNASP. A função do museu e contar a historia do inicio da igreja adventista do sétimo dia, e qual foi a participação da escritora Ellen White e como a igreja se desenvolveu durante aquela época.
É assim surgiu esse projeto de aproveitamento de um ambiente não escolar integrando a disciplina de historia, Língua Inglesa e Artes. O objetivo é trabalhar junto aos alunos, do 5º e 6 º ano do Ensino Fundamental da Escola adventista, o tema da multiplicidade religiosa, focalizando a mudança de mentalidade prevenindo a intolerância religiosa, ou seja, compreensão, valorização e respeito das diferentes religiões, etnias, línguas e cultura.
A proposta visa sensibilizar o aluno a identificar essa diversidade religiosa a partir do conhecimento real e individual, levando-o a refletir sobre a consciência do que e a religião, que significa religar, união e que a construção da historia da humanidade esta profundamente ligada às buscas da alma e através disso se criou a religião, uma ligação do homem com Deus, seja ele qual for.
- OBJETIVOS
- Objetivos geral
Possibilitar situações de aprendizagem que tornem o aluno capaz de compreender, valorizar e respeitar a diversidade religiosa, étnica, linguística e cultural.
- Objetivos específicos
- Compreender que a multiplicidade a religiosa principalmente, étnica, linguística e cultural e parte da vida humana;
- Levar o aluno a conscientizar-se de que não é possível viver sem entender quem somos, através da historia.
- Valorizar e respeitar todas as expressões da diversidade existentes;
- Entender a importância do respeito ao outros para conviver em harmonia;
- Incentivar a tolerância; e condenar a intolerância religiosa.
- Entender a importância da leitura e da leitura não verbal .
- DESENVOLVIMENTO
Para Bronfenbrenner (1993,1995) o desenvolvimento implica em processos através dos quais as propriedades do individuo e do ambiente interagem, produzindo tanto continuidade quanto mudança nas características durante o curso da sua vida das pessoas ,no modo como ela percebe e negocia com seu ambiente isto e mudança e constância na suas capacidades em descobrir, manter ou alterar as propriedades do ambiente, às quais ,por sua vez, também exercem influencia em suas características.
Cada atividade e bem vinda e trazem consequências efetivas no desenvolvimento, esses processos são denominados proximais e são mecanismos importantes do desenvolvimento humano. Estamos sempre ativos, em crescimento, cada momento seja ele significativo ou não e caraterizado por um complexo sistema integrado de processos psicológicos (cognitivos) sociais,afetivos,emocionais ,motivacionais os quais operam em interações mutuas.
...