PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Por: gustavon481 • 4/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.640 Palavras (7 Páginas) • 846 Visualizações
LICENCIATURA EM LETRAS[pic 1]
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
NOME: Gustavo B. de C. Nogueira RA: 1702928
TATUÍ-SP
2017
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Letras, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.
TATUÍ-SP
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................03
2. OBJETIVOS.......................................................................................................................05
2.1 OBJETIVO GERAL..................................................................................................05
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ...................................................................................05
3. DESENVOLVIMENTO........................................................................................................06
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................................................06
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS................................................................07
3.2.1 Ambientes e Público-alvo............................................................................07
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos........................................07
3.2.3 Propostas de Ação e Estratégias Didáticas.........................................07- 09
3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma......................................09 - 11
4. AVALIAÇÃO ......................................................................................................................11
4.1 RESULTADOS ESPERADOS.................................................................................11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................................12
REFERÊNCIAS......................................................................................................................13
- INTRODUÇÃO
Atualmente, no que tange às atividades culturais, vê-se demasiado declínio do público-alvo que costuma frequentar ambientes relacionados à arte, como cinemas, teatros e museus.
O fato se dá principalmente por questões sociais ou econômicas, como aponta o censo realizado em 2010 pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
A seguir, têm-se acesso ao censo supracitado, por meio da infografia criada pelo site Gazeta do Povo (2010):
[pic 2]
Portanto, após a análise dos dados, conclui-se que medidas devem ser tomadas, visando um acréscimo na acessibilidade da população em relação às atividades artístico-culturais, pouco frequentadas pelos cidadãos.
Justamente com este intuito, buscou-se elaborar um Projeto de Aproveitamento Pedagógico do Conservatório Musical e Dramático “Dr. Carlos de Campos”, na cidade de Tatuí, que englobará temas curriculares referentes a diversas disciplinas (Arte, Língua Portuguesa, e História), objetivando uma aproximação dos alunos no que condiz à história da cidade e às atividades culturais proporcionadas por esta, além da criação de uma peça teatral realizada pelos próprios alunos, agregando no âmbito literário e artístico.
O Projeto tem como foco os discentes que cursam o Ensino Fundamental II (especificamente, 6º e 7º ano), visto que estão em fase de moldar seu processo cognitivo.
- OBJETIVOS.
- OBJETIVO GERAL.
Promover a aproximação dos alunos aos ambientes culturais, fundamentais para sua formação crítica e social, a partir da visita ao Conservatório Dramático e Musical; como também promover a aproximação à Literatura, visto que os alunos poderão participar ativamente do processo de criação das peças, de forma que possam criar o enredo destas, trabalhando em grupos, com suas respectivas salas.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
- Desenvolver o gosto pela arte, literatura e pela cultura e história do povo local.
- Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe, reunindo habilidades intrínsecas a cada aluno em relação à criação da peça teatral.
- Aumentar, à longo prazo, o gosto da população pelas atividades culturais, a começar pelos alunos.
- DESENVOLVIMENTO
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
um currículo multicultural coloca aos professores o desafio de encontrar estratégias e recursos didáticos para que os conteúdos advindos de variadas culturas sejam utilizados como veículo para: introduzir ou exemplificar conceitos relativos a uma ou outra disciplina; ajudar os alunos a compreender e investigar como os referenciais teóricos de sua disciplina implicam na construção de determinados conhecimentos; facilitar o aproveitamento dos alunos pertencentes a diferentes grupos sociais; estimular a autoestima de grupos sociais minoritários ou excluídos; educar para o respeito ao plural, ao diferente, para o exercício da democracia, enfatizando ações e discursos que problematizem e enfraqueçam manifestações racistas, discriminatórias, opressoras e autoritárias, existentes em nossa nossas práticas sociais cotidianas". (ANHORN; CANDAU, 2000).
...