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Pag 150-167 Ditadura E Seo No Brasil

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Por:   •  17/10/2014  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  615 Visualizações

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O segundo elemento importante introduzido no curso do processo de que estamos cuidando foi uma nova relação dos profissionais no marco continental. (...) O dado significativo e inédito, todavia, é que no processo em tela articulou-se uma interação que se apoiava no explícito reconhecimento da urgência de fundar uma unidade profissional que respondesse às problemáticas comuns da América Latina" (p.150)

"Quanto mais eles [assistentes sociais] se aprofundam - ou seja, quanto mais se intensifica a interlocução com a tradição marxista e a compreensão do caráter abrangente e comum de certas condições do exercício profissional no continente-, no curso das modificações socio-politicas que se produzem na transição dos anos sessenta aos setenta, mais se explicitam os cortes e as colisões no seu interior, distinguindo com fronteiras muito visíveis os segmentos profissionais modernizantes daqueles que apostavam numa ruptura com as práticas e as representações do Serviço Social "tradicional"." (p.150 e p.151)

2.2.4 As direções da renovação do Serviço Social no Brasil

"A primeira direção conforma uma perspectiva modernizadora para as concepções profissionais (...) - seus grandes monumentos, sem dúvidas são os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis." (p.154)

"(...) o núcleo central desta perspectiva é a tematização do Serviço Social como interveniente, dinamizador e integrador, no processo de desenvolvimento." (p.154)

"No âmbito estrito da profissão, ela se reporta aos seus valores e concepções mais "tradicionais", não para superá-los ou negá-los, mas para inseri-los numa moldura teórica e metodológica menos débil, subordinando-os aos seus vieses "modernos"." (p.155)

"Só na década de setenta (...) é que se explicitaria a particularidade da perspectiva modernizadora brasileira - ela foi a expressão da renovação profissional adequada à autocracia burguesa (Netto, 1976)." (p.156)

"A crise da autocracia burguesa vai propiciar as condições para que, a partir do segundo lustro da década de setenta, se reduza progressivamente a polarização intelectual que exerceu. Toda a dinâmica sociopolítica e cultural da autocracia burguesa (...) contribui então para reduzir a sua expressão na (auto)representação dos assistentes sociais." (p.156)

"De uma parte, seu conteúdo reformista (...) não atende as expectativas do segmento profissional que, agarrado às mais vetustas tradições do Serviço Social, resiste ao movimento de laicização ocorrente e se recusa a romper com o estatuto e a funcionalidade subalternos historicamente exercidos pela profissão." (p.156)

"De outra, seu traço conservador e sua colagem à ditadura incompatibilizaram-na com os segmentos profissionais críticos quer em face da autocracia burguesa (...) quer em face dos seus substratos teóricos" (p.157)

"A direção que condensa a renovação compatível com o segmento do Serviço Social mais impermeável às mudanças pode designar-se como a perspectiva de reatualização do conservadorismo. Trata-se de uma vertente que recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão, nos domínios da (auto)representação e da prática, e os repõe sobre uma base teórico-metodológica que se reclama nova" (p.157)

"(...) a perspectiva de reatualização do conservadorismo (...) em primeiro lugar, capitaliza o aparente distanciamento em face da ditadura que cercou a emergência das tendências irracionalistas (...) na universidade brasileira (...). Em segundo lugar, ao conceber um relevo destacado às dimensões da subjetividade, ela atende às requisições fortemente psicologistas que surgem em amplos estratos profissionais cujo desempenho está travejado por um eticismo abstrato. (...) Enfim, esta perspectiva (...) se beneficia de todo um acúmulo ainda vigente de expectativas, historicamente respaldadas no desempenho tradicional dos assistentes sociais, referentes ao exercício do Serviço Social fundado no circuito da ajuda psicossocial." (p.157 e p.158)

A terceira direção identificada no processo de renovação do Serviço Social no Brasil é a perspectiva que se propõe como intenção de ruptura com o Serviço Social "tradicional". (...) ela manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador (a tradição positivista), quer com os seus paradigmas de intervenção social (o reformismo conservador)." (p.159)

"À medida que avança a crise da ditadura, e o

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