Parceria Da Administração Publica Com Uma Empresa De Comunicação
Tese: Parceria Da Administração Publica Com Uma Empresa De Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: scheillalemos88 • 6/11/2013 • Tese • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A produção textual neste estudo de caso irá fazer uma abordagem metodológica de investigação, identificando os objetivos desta parceria para o desenvolvimento dos projetos que incluem benefícios para os clientes e cidadãos.
A analise detalhada dos personagens envolvidos: Administração Publica( Representada pelo DETRAN- autarquia executiva de transito do governo do Estado do Rio Grande do Sul ) X Empresa de Comunicação( Representada pelo Grupo VIT que é a representante do MTV no Rio Grande do Sul que tem como ramo de atividade a Publicidade e o Marketing.
O presente trabalho tem por finalidade um estudo de caso extraído da Casototeca de Gestão Pública – ENAP onde relata um caso de Ensino no Marketing Social: onde foi formada uma parceria entre a administração publica e uma empresa de comunicação, ou seja, uma abordagem metodológica de investigação que focará em compreender, analisar, explorar e descrever os acontecimentos descritos no texto.
A produção textual acontecera com, a descrição das empresas envolvidas no estudo, envolvidas no texto, apresentação do histórico de parceria entre as duas organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos identificados pelas empresas para realização das campanhas. Fundamentando o caso ocorrido, descrições do que representam a Administração Publica Direta e Indireta, bem como o conceito de Orçamento e Publico e os métodos para sua elaboração que seram salientados.
Será analisado e ressaltado as características dos profissionais das empresas seu desempenho e responsabilidades perante as campanhas.
2 DESENVOLVIMENTO
A parceria entre a Administração Pública e a iniciativa privada em projetos de cunho social tem sido de fundamental importância. Na área publicitária, por exemplo, o Marketing Social, com campanhas que atingem diretamente o público, levando conceitos e discutindo questões importantes ligadas ao comportamento, a saúde e a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
2.1 PARCERIA ENTRE O GRUPO VIT QUE REPRESENTA A EMISSORA DE TELEVISÃO MTV E O DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRANSITO DO RIO GRANDE DO SUL DETRAN/RS
O Detran/RS representa a Administração Publica da autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com seu projeto de Serviços de Utilidade Pública (SUP) ligado à segurança no trânsito que possui por competência regulamentar, normatizar, coordenar e fazer cumprir as leis de transito, que engloba toda área de conscientização e formação dos conhecimentos específicos aos usuários de tráfego.
O grupo VIT que representa a emissora de televisão MTV nas relações para discussão e lançamentos de novas campanhas e propagandas no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, os programetes tratam, no Brasil, de diversos assuntos, como trabalho infantil, educação, fome, drogas e violência.
Por sua vez, a MTV gaúcha havia optado, de forma pioneira, pela temática de trânsito seguro, oferecendo a possibilidade de parceria com o órgão executivo de trânsito do Rio Grande do Sul.
2.2 DESAFIOS PARA O PROJETO
Existiam grandes desafios para a execução do projeto. O primeiro deles, o Orçamento. As verbas eram escassas e podiam ser alocadas para projetos de Políticas Públicas do Governo. O Orçamento Público pode ser “definido como : Uma lei que, entre outros aspectos, exprime em termos financeiros a alocação dos recursos públicos.
Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decisões políticas, estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade, em face da escassez de recursos. Apresenta múltiplas funções - de planejamento, contábil, financeira e de controle. As despesas, para serem realizadas, têm que estar autorizadas na lei orçamentária anual.
As verbas públicas com base na arrecadação de tributos, estes valores são aprovados pela Assembleia legislativa, que também fiscaliza os gastos públicos. Outro obstáculo seria mostrar razões para se investir, entre tantas Politicas Públicas, na Politica de Segurança no Trânsito. A Política Pública é “o processo de escolha dos meios para realização dos objetivos da sociedade geridos pelo governo”(QUEIROZ 2009,p86), sendo estruturadas pelo Conceito, que é o objetivo, os instrumentos ou meios e procedimentos institucionais necessários a sua aplicação. Também havia o assédio de outras emissoras interessadas na campanha. Era necessário fortes argumentos para justificar os investimentos e segurar esta campanha.
2.3 SUPERANDO OBSTÁCULOS
Na questão do Orçamento A MTV já havia demonstrado sua capacidade, pois foi pioneira em campanhas de Segurança no Transito, com baixo custo de produção. Seria necessário então, mensurar o custo/benefício do projeto, ou seja mostrar que este investimento em Políticas de Segurança no Trânsito teria um valor satisfatório para Órgão Público e traria retorno a sociedade. Com isso em mente, o diretor Vitor Facciolo e sua assessoria, precisavam elaborar formas de chegar a esse quantitativo, com pouco gasto de tempo e recursos financeiros, testando a aceitação e receptividade a ideia lançada na campanha. As formas sugeridas foram as seguintes:
• A verba limitada
...