Perpesctiva Sociologica
Trabalho Universitário: Perpesctiva Sociologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IzaNascimento • 11/5/2014 • 1.458 Palavras (6 Páginas) • 2.569 Visualizações
A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
1. Por que surgiu a sociologia no século XIX?
Por que somente no século XIX, que surgiram as condições que demandaram um estudo mais detalhado da sociedade. As transformações no mundo do trabalho e da organização social provocada pelas revoluções industrial e francesa contribuíram bastante para a construção do mundo moderno e da maior complexidade das relações sociais, que passam a carecer de maiores estudos.
2. Como poderíamos definir a sociologia, tendo como base o comportamento e os grupos sociais?
A Sociologia pode ser definida como o estudo sistemático do comportamento social, dos grupos e das interações humanas, estudando as diversas formas de pensamento do ser humano em função do grupo social no qual está inserido e à época. É uma análise de vida onde se busca conhecer e entender como o ser humano busca se sociabilizar com as pessoas ao seu redor. Outras disciplinas até podem estudar aspectos sociais do homem, porém nenhuma delas apresenta fatos peculiares e próprios que englobam o fato social ao todo.
3. E a definição da sociologia tendo como base a sociedade poderia ser feita de que modo?
A sociologia permite compreender os fenômenos em sua totalidade, estabelecendo ligações de fatos cotidianos com a evolução da sociedade como um todo. Hoje, devido ao avanço tecnológico, através da utilização da internet e o aumento da insegurança, os grupos necessitam de um lugar seguro para estabelecerem contato, substituindo assim os espaços públicos tradicionais e neste contexto, podemos explicar que a sociedade está se voltando para as novas tecnologias, optando por encontros virtuais devido ao aumento da violência.
4. Qual o conteúdo essencial de todas as definições do que é sociologia e o seu objeto de estudo?
O substrato comum a todas as definições de sociologia é a ideia de que a sociologia se ocupa das relações humanas, do comportamento do homem com seus semelhantes. Preocupa-se, particularmente, em explicar como as atitudes e os comportamentos das pessoas são influenciados pela sociedade mais geral e pelos diferentes grupos humanos em particular, e, numa perspectiva mais ampla, qual é a dinâmica social que mantém as sociedades estáveis ou provoca a mudança social.
5. O que é a imaginação sociológica?
É a habilidade que os sociólogos desenvolvem para ver a conexão entre a vida cotidiana dos indivíduos e os problemas sociais. É um tipo incomum de pensamento criativo, que consegue estabelecer relações entre o individuo e a sociedade mais ampla. É desenvolver a habilidade para ver sua própria sociedade (ou grupo social) como um estranho faria, procurando, assim, diminuir sua própria influencia (carregada de valores culturais obtidos ao longo de sua vida) na análise.
6. O que é visão sistêmica?
É identificar as ligações dos fenômenos particulares, de um ponto de vista microssociológico, ao sistema social como um todo. Em suma, estabelecer ligações entre as ações sociais e o sistema de relações sociais que forma a sociedade mais geral. Um exemplo de visão sistêmica é o professor em sala de aula compreender que o seu papel não se esgota na relação professor-aluno, e sim está inserido num contexto mais amplo, em que um número indeterminado de relações semelhantes forma um sistema de relação que integra o sistema educacional, este, por sua vez, apresenta seu conjunto de interação integrado ao sistema de relações que formam a sociedade brasileira. O professor que não tem visão sistêmica considera que o seu papel se esgota na sala de aula; aquele que possui tal visão compreende que as relações que estabelece com os alunos no ambiente escolar fazem parte de um todo complexo de relações que integram uma sociedade, a qual apresenta determinados valores sustentados pelo conjunto de relações existentes, das quais as que estabelecem se integram no todo como uma de suas partes construtivas.
7. O que é sistema? E um subsistema? Exemplifique.
Sistema: Um conjunto de elementos interligados que sofrem influência recíproca. Há uma interdependência entre as partes de um sistema, de tal modo que a alteração em uma das suas partes provoca efeitos nas outras, podendo modificar todo o conjunto. Compreendido desse modo, as sociedades humanas formam um sistema social, no qual o conjunto de relações entre as pessoas formam um todo, cujas partes apresentam uma independência recíproca e qualquer alteração provocará algum tipo de modificação no todo, que num primeiro momento pode ser até imperceptível.
Subsistema: Podemos exemplificar subsistema sendo como partes de uma sociedade formando assim um sistema. Exemplos de subsistema podem citar os econômicos, os políticos, os religiosos, os educadores e os turísticos e ainda assim podemos dividir estes subsistemas em outros subsistemas.
8. O que é abordagem holística das ações humanas?
Priorização entre a análise a partir da sociedade mais geral, e não de um contexto particular ou mesmo de uma relação social específica.
9. O que é suicídio egoísta? Um altruístico? Um anômico? E um fatalista?
Egoísta: Este é o tipo de suicídio mais comum, onde o praticante opta por tirar a própria vida pensando apenas em si mesmo. Não visa um bem maior, mas apenas encerrar seu ser com a morte. Acontece muito com pessoas sem laços de amizade e relacionamento com outras pessoas, de forma que, em sua mente, a morte não afetará mais ninguém, exceto a si mesmos. Muitas vezes o indivíduo se mata para evitar a dor ou o sofrimento, como os suicídios causados pela depressão, término de relacionamentos, sentimento de frustração ou baixa-estima. Também é muito comum em pessoas extremamente individualistas,
...