Perspectivas Sociológicas - L. Peter Berger
Por: junyoo_ba • 17/12/2015 • Artigo • 262 Palavras (2 Páginas) • 776 Visualizações
BERGER, L. Peter. Perspectivas Sociológicas: Uma visão humanística. Rio de Janeiro, Vozes, 1973, p: 78-105.
1) Resumo: Levanta uma discussão a respeito dos papéis sociais do homem enquanto ser social. De modo que a sociedade influencia, tão fortemente a vida deste homem que passa a controlá-lo. Dessa forma, a sociedade predetermina o papel de cada indivíduo, levando em consideração questões como raça, classe social, sexo, etc. Este indivíduo, por sua vez, cria sua identidade e sua visão de mundo, baseadas neste papel “imposto” pela sociedade. Mas alguns questionam essa determinação e buscam galgar melhores “papeis” para si.
2) Citações
“A pessoa age em sociedade dentro de sistemas cuidadosamente definidos de poder e prestígio. E depois que aprende a sua localização, passa também a saber que não pode fazer muita coisa para mudar a situação.”(p. 79)
3) Comentários
O texto mostra formas de como a sociedade busca manter-se imutável, estabelecendo os mesmos papeis a novos “atores” que são representados pelos homens, que terão seus papeis definidos desde o nascimento até a sua morte, fase na qual este papel será passado para o próximo “ator”. Os mecanismos utilizados para esse fim se mostram eficazes, o que faz com que o indivíduo que, por ventura, venham a questionar o seu papel, tenha grande dificuldade para mudá-lo.
4) Questionamentos
De que maneira o homem, enquanto ser social, que possui seu papel, perante a sociedade, predefinido, pode buscar meios para quebrar esta imposição proposta pela sociedade?
Por quais motivos o “Sistema Social” atual, não busca evoluir de maneira a acompanhar o desenvolvimento de países que se mostram muito mais eficazes na distribuição desses papeis?
...