Pesquisa Sobre Mulheres Negras e Prisão
Por: Layla Aparecida • 20/11/2018 • Projeto de pesquisa • 451 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO[pic 1]
DANIELA TEÓFILO
GABRIEL NJAIM
GABRIEL VARGAS
LAYLA APARECIDA PEREIRA
ENSINO PRISIONAL: APAC DE VIÇOSA- UM NOVO OLHAR PARA OS PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO
VIÇOSA, MINAS GERAIS
2018
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar os projetos de ressocialização realizados pelas APAC’s nas penitenciárias sobre ressocialização e as políticas e ações educacionais voltadas para a continuação do estudo dos detentos. O trabalho sugere o estudo das instituições APAC’s nos processos de reabilitação dos detentos no sistema de justiça penal, seja ele de regime aberto ou fechado, e de como se dá o seu funcionamento e as políticas públicas que o gestionam e auxiliam no seu funcionamento, sabendo que a mesma se desenvolve de forma autônoma financeiramente, e na sua administração se manifesta de forma explícita na união dos eixos de vulnerabilidade e desigualdade –traçados por raça, classe e gênero– que caracterizam os indivíduos puníveis.
Palavras-chaves: apac’s, prisão, ressocialização.
ABSTRACT
.
Keywords:
INTRODUÇÃO
Problema
Objeto geral
A pesquisa tem como objetivo geral analisar a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-APAC Viçosa sobre os seus projetos e processos de ressocialização do indivíduo carcerado, focalizando nosso trabalho na APAC de Viçosa-MG, fazendo uma análise sobre o rocesso de humanização do indivíduo nas prisões, evitando assim a reincidência no crime e proporcionando condições de recuperação ao condenado e a sua reintegração ao meio social.
Objeto Específico
São objetivos específicos deste projeto de pesquisa:
- Verificar de que forma as políticas de ressocialização da APAC-Viçosa, geram impacto na vida de ex detentos.
- Identificar se as ações que estimulam a manifestação, o debate e a interação entre as instituições tem surtido efeito, evidenciando a união entre as instituições de ressocialização e o sistema penal atual brasileiro.
- Identificar as modalidades de articulação entre o Sistema Prisional e as Políticas Públicas de ressocialização dos cárceres.
- Descobrir se por meio das condições de ressocialização os indivíduos conseguem ao se reintegrar socialmente recomeçar as suas vidas.
- Do ponto de vista teórico, evidenciar possíveis convergências e/ou conflitos entre os conceitos de ressocialização.
Justificativa
A presente pesquisa se justifica no atual cenário social, político e econômicos do nosso país, diante dos inúmeros retrocessos sofridos no sistema prisional, e as políticas de privatização dos mesmos, considerando em seu corpo de pesquisa a distribuição da punição que gera e explicita as desigualdades, e como os próprios processos de ressocialização passam a ser criadores de estigmas que aumentam as desigualdades vividas pelos cárceres ao adentrarem novamente a sociedade.
...