Piscologia Social
Artigo: Piscologia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gizza23 • 9/6/2014 • 625 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Como se apresentam as relações de poder no grupo de policiais do BOPE?
Exemplificar sua resposta, descrevendo uma cena do filme.
Uma das cenas de poder no grupo dos policiais é quando o aspirante Neto é responsável por arrumar as viaturas e os comandantes nem liga pela falta de peças ele tenta fazer os mecânicos trabalharem, mas sem peça não consegui, então ele começa a fazer uma lista das peças que precisa e descobre que um motor novo foi trocado por um motor velho, ou seja, um roubo dos policiais corruptos, então ele sai com o comandante Fabio e ver mais corrupção, e um dos lugares que eles cobram para fazer ronda é em uma lanchonete e também a briga entre os comandantes pelo dinheiro da corrupção, mostra que os policiais fazem a proteção e precisa do sistema (poder) e o sistema por ter poder transformou a proteção em negocio roubando da população por um serviço que deveria ser gratuito(“).
Terceiro Relatório
“equipe é um grupo de pessoas com conhecimentos complementares, compromissadas com propósitos, metas de desempenho e abordagens comuns, pelos quais se mantém mutuamente responsáveis” (Katzembach e Smith, 2001)
O BOPE é um dos grupos mais bem organizados do mundo com uma estrutura de vínculos e relações, e um conjunto movido por necessidade semelhante que se reúnem em torno de tarefas especificas com estratégias para combater o crime. Podemos ver claramente no filme Tropa de Elite o perfil desse grupo quando o capitão Nascimento procura um substituto vemos que ele procura por um policial que tenha controle emocional, disciplinado, consciente, flexível, honesto, com iniciativa, leal, líder e inteligência bastante para traçar estratégias precisas, esclarecer pontos fundamentais e apresentar argumentos de maneira logica. Paulo Storani, ex-capitão do BOPE e um dos inspiradores do Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite 2007, informa que para ser um “caveira” há três pressupostos, são eles:
seleção rígida, treinamento e controle de desempenho.
Observamos também que é um filme realista, pois mostra exatamente o que os jornais e a televisão mostram todos os dias e também mostra o caos do poder público, a corrupção e os interesses políticos.
O BOPE tem como identificação ( a simbologia da caveira) são reconhecidos como “os caveiras” pela atuação da capacidade de assumir responsabilidades, vencer desafios e ir além das dificuldades. Que se reflete na formação de uma equipe de alto desempenho, na forma de treinamento e no comando que o líder tem sob seus subordinados. Confrontar as teorias administrativas na formação de uma equipe de alto desempenho com os exemplos diários desta organização polêmica e rígida na sua condução, porém com resultados positivos.
O BOPE é treinado para as piores situações, são treinados competência, coragem e determinação, ou seja, só os fortes sobrevivem, pode perceber que o importante para o BOPE é a formação de uma equipe com alto desempenho, no ato da seleção é definido os melhores dos melhores e no treinamento é preciso enfrentar altos padrões morais, físicos e psicológicos, fica apenas aqueles que resista às pressões. Em uma das cenas do filme que aborda o treinamento
...