Planejamento Estrategico
Artigo: Planejamento Estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: coopvalc • 20/5/2014 • 3.061 Palavras (13 Páginas) • 298 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Controladoria 4
2.1.1 Auditoria Contábil 4
2.1.1.1 Auditoria Interna 4
2.1.1.1.1 Auditoria Externa 4
3 Perícia Contábil 5
3.1 Ciências Atuariais 5
3.2 Objetivo 5
3.3 Objetivo do estudo 6
3.4 Para Quem Prestar Serviço 6
4. O Profissional Atuário 7
4.1 Principais Caracteríscticas 8
4.2 O Mercado de Trabalho 9
4.3 Susep 10
4.4 Para que Serve 11
5. Relações da Susep com o Trabalho do Atuário 12
5. 1 Planejamento Tributario............................................................................. 13
5.2 CONCLUÇÃO .................................................................................................. 14
5.3 Referencias ......................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho contem elementos que demonstra as mais variadas áreas de atuação da contabilidade como, controladoria, auditoria contábil, auditoria externa, interna, pericia contábil, ciências atuariais, SUSEP, e planejamento tributário que nos ajudarão a conhecer um pouco mais sobre, contabilidade. São Contabilidades distintas que atua em áreas específicas para melhor conhecimento das informações. O objetivo deste trabalho é de conhecer as áreas de atuação da Gestão Contabilidade Publica ou Privada.
2. DESENVOLVIMENTO
A controladoria, enquanto ciência com origem em vários ramos do conhecimento, assume que o processo de gestão ideal deve ser estruturado com base na lógica do processo decisório, contemplando as etapas de planejamento, execução o controle. A Ciência Contábil consiste em controlar todos os aspectos temporais, ou seja, passado, presente e futuro, e como ciência social estabelece um canal de comunicação entre os entes envolvidos. Sendo que a sua relação com a controladoria é preconizada no momento em que há implantação, desenvolvimento, aplicação e coordenação de todos os mecanismos inerentes à ciência contábil, no contexto A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques:
A.) Como um órgão administrativo com uma missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa.
B). Como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, Princípios e métodos oriundos de outras ciências. a Controladoria pode ser conceituada como um conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia. A controladoria não pode ser vista como um método, voltado ao como fazer. Para uma correta compreensão do todo, devemos cindi-la em dois vértices: o primeiro como ramo de conhecimento responsável pelo estabelecimento de toda base conceitual, e o segundo como órgão administrativo respondendo pela disseminação de conhecimento, modelagem e implantação de sistemas de informação. “a Controladoria pode ser definida, então, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa”. Continua dizendo que “à Controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas mais diversas necessidades”. Como se vê, a definição da Controladoria envolve duas correntes: uma como ciência; e outra como órgão administrativo. A Controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada na Teoria da Contabilidade e numa visão multidisciplinar, é responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de Sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica, que supram adequadamente as necessidades informativas dos Gestores e os induzam duramente o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas. A Controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos, e métodos oriundos das ciências da Administração.
2. 1 - Auditoria Contábil.
2.1.1 - A auditoria é um conjunto de ações de assessoramento e consultoria em que são realizados procedimentos e validação dos controles internos utilizados pela organização e emitidos pareceres aos gestores, garantindo precisão na tomada de decisão.
2.1.1.1 - A auditoria interna é facultativa, em função de previsão estatutária, funcionando como instrumento de apoio à gestão e objetivando verificar se o controle interno está em efetivo funcionamento, proferindo o auditor, quando cabível, sugestão para melhora de tais controles internos ou implantação de controles, caso não existam. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em seu pronunciamento NBC-T-12 define a auditoria interna como “... o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade. A auditoria interna enfoca a avaliação dos controles internos das atividades e processos administrativos e operacionais, analisando as deficiências e os riscos envolvidos, visando à proteção dos bens e direitos das empresas contra fraudes, desvios e desfalques, a constatação de possíveis irregularidades e usos indevidos dos bens e direitos da empresa, que comprometam seu desempenho e o aprimoramento contínuo da eficiência e eficácia operacional, contribuindo com soluções que possibilitem e facilitem o atingimento
...