Planejamento Estratégico Governamental
Exames: Planejamento Estratégico Governamental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dc10vip • 6/4/2014 • 931 Palavras (4 Páginas) • 2.624 Visualizações
1. Estabeleça a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional e Planejamento tradicional. Aponte as características principais de cada um.
O planejamento tradicional é muito normativo chegando a ser até mesmo autoritário, pois prega esta forma é a única maneira de conceber o planejamento. Possui como características o conhecimento fechado, o diagnóstico da realidade em “leis” e o controle total dos recursos.
Já o planejamento estratégico situacional (conhecido como o “método PES do Carlos Matus”) propõe outro método que leva em conta o caráter situacional e estratégico que “deveria” possuir o planejamento. Faz crítica ao planejamento tradicional e à sua própria epistemologia, buscando atingir resultados relevantes, a partir de categorias como ator social, teoria da ação social, produção social e conceitos como o de situação e o de momento. Possui como características: o conhecimento aberto; vários diagnósticos da realidade; reconhece que os atores em situação de governo não têm o controle total dos recursos exigidos por seus projetos; possui recursos escassos econômicos, de poder, de conhecimento e de capacidade de organização e gestão; a ação humana é intencional e o jogo social é sempre de “final aberto”.
2.De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?
O PEG é um instrumento flexível que pode apresentar soluções mais rápidas e eficientes para atender as demandas da população. Dá subsídios para os gestores públicos prepararem um bom plano de acordo com a realidade da população e com isso ter retorno mais positivo, isso é o esperado. A aplicação do PEG é um enorme desafio, pois depende da vontade política dos governantes. Mas, nem por isso pode ser deixado de lado, devendo ser colocado em prática na busca do Estado Ideal.
Partindo da suposição que nunca será possível tratar todos os problemas existentes ao mesmo tempo, e com a mesma intensidade, uma análise pode mostrar que medidas têm caráter estratégico, ou seja, de questões fundamentais afetam uma organização ou um município. (PFEIFFER, 2000)
3.Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?
Estado herdado: manipulador, negativo, burocrático, autoritário. As políticas públicas não estão de acordo com as expectativas da população. Concentração de poder.
Estado necessário: democrático, popular. Foco na evolução e melhora das condições de vida da população. A descoberta das reais necessidades da população é ponto chave desse Estado. Distribuição de renda.
4.Identifique, em seu município, em suas adjacências ou em seu estado, ao menos três exemplos de Políticas Sociais subsidiadas pelo Estado, no entanto, desenvolvida por entes particulares (por exemplo, empresas, hospitais privados, etc.).
1) Pestalozzi de Niterói - tem como principal referencia o planejamento e a gestão estratégica com base na realidade sociopolítica. Reconhecida como entidade beneficente, realiza um trabalho pautado pela ética e transparência e, sobretudo, focado em programas voltados para o binômio Saúde-Educação, tendo como reflexo de todo esse trabalho o reconhecimento obtido por parte da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SUS que configurou os seus serviços como de Referência Nacional em Medicina Física e de Reabilitação de Média e Alta Complexidade, oferecendo, assim, à comunidade em geral, serviços qualificados e atendimento em várias especialidades médicas e de reabilitação.
2) ABBR em Niterói - Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação – Registrada no Conselho Nacional de serviço Social.
3) Programa Nacional de Acesso ao
...