Pluralismo Politico Parte 1
Monografias: Pluralismo Politico Parte 1. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcos.bastos • 16/11/2013 • 306 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
PLURALISMO JURÍDICO
O direito formal, a quele que está escrito em nosso ordenamento jurídico, é muito justo e perfeito. O direito prevê igualdade entre todos e dignidade do ser humano. Seria maravilhoso se tudo fosse conforme prevê nossa lei magna, a Constituição federal de 1988, que garante a todos os direitos mais fundamentais para qualquer ser humano que vive em sociedade: saúde, educação, segurança, moradia. Lazer, cultura etc.
No campo das palavras está tudo correto, ajustado e perfeito. O estado regulando e suprindo a sociedade com tudo que esta precisa. Porem na prática, na vida real e sofrida, a realidade é outra bem mais cruel, desigual e injusta.
Os direitos previstos não são cumpridos pelo estado, que em vez de prestar bons serviços a sociedade, não supri as necessidades dos cidadãos e acaba sugando o máximo possível a capacidade financeira dos contribuintes com uma desumana carga tributaria.
A população não tem saúde., e quando precisa de um leito de hospital tem que buscar uma medida judicial para que possa ser internada e não morra sem atendimento. Mas e aqueles que não tem condições financeiras de contratar um advogado, ou aquele que nem sabe desse direito a saúde pois é analfabeto? .
Infelizmente a nossa realidade é bem diferente do que se previu nas leis. A igualdade não existe, o estado não cumpre sua obrigação com os cidadães e os governantes cada vez mais enriquecem a custas do povo sofredor que os elegeram para representá-los.
Diante de tantas injustiças sociais está o Judiciário, que tenta minimizar e corrigir estas desproporcionalidades sociais. Porem não dá conta da demanda a que recebe diariamente, é lento e moroso, pois para nossos governantes não é importante ter um judiciário célere e eficaz. E para completar o judiciário na hora de fazer justiça esbarra em leis tendenciosas que protegem as desigualdades e injustiças que atormentam a sociedade.
...