Polanyi - A grande Transformação, as origens da nossa época
Por: Thayná Menezes • 16/2/2016 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 815 Visualizações
Teoria Política Contemporânea
Thayná Menezes Santana
Matrícula: 13/0017949
POLANYI, Karl. A grande Transformação, as origens da nossa época. Capitulo 12: O nascimento do credo liberal, pp.166-183.
Em “A grande Transformação, as origens da nossa época”, mais precisamente no inicio do capitulo 12, Polanyi explica como se deu o inicio do principio organizador liberalista econômico. De inicio o liberalismo era uma tentativa de desburocratizar o Estado, uma salvação em forma de mercado auto regulável. Contudo, Polanyi tese a critica de que essa maneira de mercado “resultou do súbito agravamento da tarefa pela qual ele se responsabilizara: a magnitude dos sofrimentos a serem infligidos a pessoas inocentes”. (POLANYI, p.166)
Durante as paginas seguintes de seu livro, o autor coloca como o liberalismo se desenrolou em seu começo e como os trabalhadores e a sociedade em geral aceitou as ideias e ideais propostos. E foi nos “anos 1830 que o liberalismo econômico explodiu como uma cruzada apaixonante, e o laissez-faire se tornou um credo militante” (POLANYI, p.168) atingindo uma ferocidade sem tamanho. (POLANYI, pp.166-169)
O alcance global do liberalismo veio com a aposta da Inglaterra em sua expansão. A Inglaterra apostava fortemente na ideologia e, por vezes, fez escolhas arriscadas para a época; contudo suas apostas foram extremamente frutíferas. No século XIX a maior parte do mercado já tinha adotado o liberalismo econômico, o que propiciava um mercado de trabalho competitivo. Com isso o empreendimento liberalista acabava tornando-se, cada vez mais, um grande risco. (POLANYI, pp.169-170)
Como a “economia laissez-faire foi o produto da ação deliberada do estado, as restrições subsequentes ao laissez-faire se iniciaram de maneira espontânea.” (POLANYI, p.172) gerando um paradoxo. Nessa época que teve o surgimento do coletivismo como uma contra ideologia ao laissez-faire. (POLANYI, pp.172-173)
...