Politicas Sociais
Trabalho Escolar: Politicas Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Enilson • 8/10/2013 • 1.468 Palavras (6 Páginas) • 570 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A questão social na atualidade é apresentada como um aspecto que caracteriza o Brasil deste o século passado, onde grandes expressões trabalhistas por buscas dos direitos sociais trouxeram avanços para a política e economia. Levando em consideração muitas outras expressões acerca da questão social influenciaram no surgimento do Serviço Social.
O objetivo deste trabalho é informar quais foram essas expressões sobre a questão social que influenciaram no surgimento do Serviço Social, destacando ainda como era tratada a questão social no passado e como é vista nos dias de hoje, e como a população se manifesta contra as desigualdades sociais na sociedade atual.
Serão desenvolvidos quatro tópicos, assim descritos abaixo:
A questão social no surgimento do Serviço Social;
Expressões no surgimento do Serviço Social;
A questão social no inicio do Serviço Social no Brasil;
E as expressões da questão social nos dias de hoje.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A QUESTÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVÇO SOCIAL
Quanto à questão social no Brasil é um atributo que muito se questiona, desde o inicio do capitalismo, onde muitos obtiveram poder, e outros de obedecer às ordens, são aqueles de classe baixa.
Para Osterne (2008, p. 1), a questão social é uma nominação surgida no século XIX a partir das manifestações de miséria e pobreza advindas da exploração das sociedades capitalistas com o desenvolvimento da industrialização.
Segundo Garcia, Ramos e Bonadio (2005, p. 1) afirmam que:
Sabemos que a Questão Social evidencia-se no século XIX ocasionada por grandes transformações econômicas, sociais e políticas desencadeada pelo processo de industrialização na Europa, com a “tomada de consciência” por parte da classe trabalhadora de sua condição de exploração, onde o desenvolvimento econômico crescia na mesma proporção que o pauperismo.
Discute-se muito sobre questão social, devido à grande desigualdade social, uma vez que muitos são prejudicados pela corrupção política, que atrapalha diretamente no enriquecimento populacional, fazendo com que haja desemprego, e desemprego gera violência, trafico de drogas e etc.
2.1.1 Expressões no surgimento do Serviço Social
Através das decorrências sócio-históricas e institucionais determinadas pelo contexto brasileiro, e em razão do avanço social, e por conseqüência de forma lenta e gradual pela maturidade política, no final da década de 1970 - a “questão social” pôde, então, ser apropriada como determinante da profissão do Assistente Social na realidade (WEIDAUER, 2007).
Desvelou-se com isso o caráter social da intervenção profissional e o aspecto da luta de classe nos processos em que se inseriam os assistentes sociais, outro aspecto que influenciou no surgimento do Serviço social foi a busca pelos direitos sociais, através de trabalhadores no meado do século XX.
Para Lonardoni e Oliveira (2009, p. 1):
Os direitos sociais enquanto resultado de movimentos e lutas sociais, objetivam a visualização e compreensão por parte do Estado, das demandas e necessidades produzidas socialmente sob o prisma do modo de produção capitalista, configurando-se como estratégica de enfrentamento à questão social e suas expressões.
A busca pelos direitos sociais dói um processo de construção coletiva, que exigia o resgate da igualdade social, fazendo que os revolucionários da época se manifestassem em prol de seus direitos, situando então a importância do Serviço Social e suas contribuições para a sociedade, de forma gradativa.
Assim Lonardoni e Oliveira (2009, p. 6) ressaltam que:
Nesse contexto de lutas e construções coletivas insere-se o Serviço Social, enquanto profissão interventiva e comprometida com os interesses das classes populares, atuando como co-participante na construção de processos emancipatorios que produzam impactos na ação e construção de sujeitos sociais.
Portanto, no que afirma os autores acima, o Serviço Social enquanto profissão possui a finalidade de promover auxilio acerca das necessidades sociais derivadas do modo de vida vigente da sociedade, tem um compromisso ético-político com a classe trabalhadora com o intuito de fortalecer a organização e os processos de resistência dessa classe para o enfrentamento da Questão Social e a defesa de seus direitos e interesses, objetivando novos padrões de sociabilidade (LONARDONI; OLIVEIRA, 2009).
Portanto quanto o perfil de um profissional de Assistência Social destaca ainda Lonardoni e Oliveira (2009, p. 6) que: é o de um profissional, que implementa políticas sociais e que atua na relação direta com a população usuária.
2.2 A QUESTÃO SOCIAL NO INÍCIO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Logo no período de surgimento do Serviço Social no Brasil em meados da década de 30, no século anterior, o país passava por um intenso processo de industrialização, seguido de um avanço de grande importância no desenvolvimento econômico, social e cultural (BULLA, 2003).
Nos conceitos de Bulla (2003, p. 2):
Relacionando o Serviço Social com a questão social e com as políticas sociais do Estado, tornou-se necessário o debate de alguns elementos da problemática do Estado: o Estado liberal, o Estado intervencionista, e as funções educativas, políticas e sociais que se desenvolvem no âmbito do Estado moderno. Os processos de institucionalização do Serviço Social, como profissão, estão relacionados com os efeitos políticos, sociais e populistas do governo de Vargas. A implantação dos órgãos centrais e regionais da previdência social e a reorganização dos serviços de saúde, educação, habitação e assistência ampliaram de modo significativo o mercado de trabalho para os profissionais da área social. O Serviço Social, como profissão
...