TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas

Artigo: Políticas Públicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Políticas Públicas

Curso: Administração

Professor: Regina Panceri

Nome do aluno:

Data: 25/10/13

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Para compreendermos a organização do Estado e sua relação com a sociedade precisamos nos fundamentar nos autores clássicos e modernos, pois eles trazem grandes contribuições para a análise da sociedade. Quanto às formas de governo, sabemos que existem três tipologias clássicas fundamentadas no pensamento de: Aristóteles, Maquiavel e Montesquieu. Considerando a contribuição desses autores construa suas reflexões: (2,5 pontos)

a) Apresente a contribuição de cada um dos pensadores destacados, descrevendo como eles definem as formas de governo.

R. As formas de Governo para Aristóteles são definidas segundo o número de governantes:

* Monarquia, governo de um, e que degenera em tirania.

* Aristocracia, governo de poucos e que degenera em oligarquia.

* Democracia, governo de muitos.

As formas de Governo para Maquiavel, que viveu na época do Estado absolutista, de certa maneira referenda as formas clássicas de governo. Faz a sua explicação e crítica, apenas dividindo-as em:

* Monarquia, governo de um;

* República, governo de um coletivo conforme regras da maioria e que pode assumir a forma aristocrática (segundo o modelo romano), ou democrática (segundo o modelo grego).

b) Com base na reflexão conceitual dos autores, analise a realidade brasileira, enfatizando sua forma de governo.

R. Com base na reflexão dos autores podemos perceber que o Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, forma escolhida por plebiscito em 1993. O governo está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.

*Democracia, é um regime de governo no qual o poder de tomar decisões importantes está na mão do povo direta e indiretamente na mão dos representantes eleitos.

2. No Brasil pós-constituição de 1988, dada a sua elaboração em um momento histórico de ampla (re)democratização em que vivia a sociedade política no nosso país, temos um caráter bastante social democrata, no sentido das garantias dos direitos sociais conferidos à população brasileira, na nossa Carta Magna. Se por um lado, a social democracia tem sido constitucionalmente um norte das políticas sociais a serem executadas no país, por outro, a conjuntura política dos governos assume forte influência da concepção do Estado Neoliberal, privilegiando o poder econômico e os interesses de mercado, em detrimento de políticas públicas.

Diante da afirmação acima e considerando a realidade brasileira, faça uma análise da efetividade das políticas públicas nestes últimos anos, em especial as políticas públicas sociais, dentre elas: saúde, educação, assistência, habitação. Construa argumentos destacando se elas têm contribuído ou não para melhorar o cenário de desigualdades sociais e de acesso aos direitos fundamentais de toda a população que deseja e necessita acessar serviços públicos. Responda esta questão por meio de um texto dissertativo, que tenha entre 10 e 15 linhas (2,5 pontos)

R.

A Política no Brasil

A política brasileira tem demonstrado uma realidade extremamente conturbada e complexa, das perspectivas esperadas pela nossa sociedade, em contraponto à visão tradicional de desenvolvimento ocasionado por diversos fatores:

O primeiro é a falta de comprometimento dos nossos governantes legais, para com o cidadão vindo de um consenso bastante propagado, nos últimos anos na qual o representante não assume a função a qual é indicado deixando a Administração Pública a mercê de políticos corruptos e pessoas mal intencionadas que se aproveitam de cargos públicos nomeados para fazerem destes "cabides de emprego".

Outro fator importante é a não criação de oportunidades sociais que contribui diretamente para a expansão das capacidades humanas e da qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com