Pre-projeto Empregdo Doméstica
Artigo: Pre-projeto Empregdo Doméstica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mairlamelo • 8/6/2014 • 800 Palavras (4 Páginas) • 3.287 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................03
2 TEMA......................................................................................................................04
2.1 Delimitação do tema..........................................................................................04
3 OBJETIVOS............................................................................................................04
3.1Objetivo geral......................................................................................................04
3.2 Objetivos específicos........................................................................................05
4 JUSTIFICATIVAS...................................................................................................05
5 METODOLOGIA.....................................................................................................06
6CRONOGRAMA......................................................................................................06
REFERÊNCIAS.........................................................................................................07
1 INTRODUÇÃO
O trabalho doméstico como uma atividade remunerada foi uma das atividades mais desvalorizada socialmente, concentrando uma série de aspectos excludentes, como baixa remuneração, ampla jornada de trabalho e contratação as margens da legalidade.
A Constituição Federal de 1988 apesar de trazer muitas modificações com relação à legislação trabalhista desse segmento excluía o não garantir em lei a cobertura total como as demais categorias. Houve muitos avanços no que concerne à luta iniciada a partir de 1980 pelas políticas publicas para as mulheres e a Emenda Constitucional nº72 foi uma grande vitória para categoria.
E com o presente trabalho, pretendemos demonstrar o direito que essa classe ganhou, assim como verificar aqueles que estão pendentes de regulamentação para melhor satisfazer tanto a classe do empregado doméstico como do empregador.
2 TEMA
O tema da presente pesquisa é o empregado doméstico e as inovações advindas da Emenda Constitucional nº 72/2013.
2.1 Delimitação do tema
Cabe dizer que a emenda nº 72 pôs fim a uma discriminação descabida à categoria dos domésticos. Por questão cultural, o país concedeu a esses trabalhadores muito trabalho e pouco direitos.
Todavia, verifica-se que o trâmite da referida norma foi precipitada, pois sequer cogitaram as inúmeras hipóteses e particularidades dos domésticos. A princípio o texto da PEC 478/2010 era apenas revogar o parágrafo único do art. 7º da CF/88. Mas no final foi modificado, porém surgiram inúmeros questionamentos.
Sabe-se que alguns direitos foram concedidos aos domésticos de forma imediata, mas existe uma grande parte a ser regulamentada.
Como delimitação do tema em geral será uma pesquisa teórica no tocante a essas normas que ainda falta regulamentação tanto para a classe dos domésticos como para os empregadores.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
Analisar os direitos assegurados aos empregados domésticos pelo Direito do Trabalho, além das inovações conferidas pela Emenda Constitucional nº 72/2013, os quais ampliaram sobremaneira os direitos desses empregados, além de deixar lacunas e dúvidas como aplicar esses direitos pelos empregadores.
3.2 Objetivos específicos
A pesquisa da monografia visa fomentar primeiramente a história do direito do trabalho que teve grandes mudanças.
Objetiva também a pesquisa teórica para analisar o desenvolvimento do projeto de Emenda Constitucional, assim como seus direitos garantidos imediatamente e daqueles que faltam regulamentação.
Verificar algumas situações, como:
• A situação das horas extra e respectiva adicional, como poderá o empregador controlar a jornada de trabalho de um caseiro ou de uma cuidadora de idoso? ;
• Como ficará a situação da doméstica que dorme na residência do patrão?;
• O patrão deverá fiscalizar
...