Principios Contabeis
Artigo: Principios Contabeis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eccoagro • 12/5/2014 • 529 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Princípio da Entidade
Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, evidencia a diferenciação do patrimônio da empresa com o patrimônio pessoal dos sócios/ acionistas.
Princípio da Continuidade
Pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
Princípio da Oportunidade
Refere-se ao processo de mensuração a apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas.
Princípio do Registro pelo Valor Original
Determina que os componentes do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais de suas transações, expressos em moeda nacional.
Princípio da Competência
Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos pelos períodos que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Princípio da Prudência
Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
________________________________________________________________
2. Exemplos de cada um dos princípios contábeis
Entidade
Os fatos contábeis registrados na contabilidade devem estar de acordo com transações ocorridas estritamente em nome da empresa. Não se deve misturar despesas da empresa com despesas pessoais dos sócios da empresa.
Veículos pertencentes à empresa deverão ser usados para atender demandas da empresa, bem como, suas despesas de combustíveis, manutenções, dentre outros, serão de uso da empresa e não deverão ser confundidos pelos sócios quanto ao seu uso.
Continuidade
A Contabilidade atua pressupondo que a empresa não será extinta. Portanto terá continuidade e mesmo diante do fim da mesma, do encerramento da continuidade a contabilidade assume esta postura prevendo seu encerramento e perdas.
Oportunidade
Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Exemplo, as provisões para férias e 13º Salários são feitas mensalmente com a sua contrapartida já lançada como resultado (despesa) no momento em que ocorrer a provisão.
Despesas Antecipadas – Apesar de estas estarem ligadas intimamente com o princípio da competência, essas referidas despesas esperarão pela oportunidade correta de serem apropriadas e lançadas como despesas do resultado.
Princípio da Competência:
Reconhecimento de Receita / Despesa no momento de sua ocorrência.
Exemplo:
...