TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervençao

Casos: Projeto De Intervençao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO DE AÇÃO

Tema: Gravidez precoce na adolescência.

Projeto: Projetando a Vida e os Sonhos.

Maio de 2014

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO .............................................................................. 4

2. JUSTIFICATIVA...................................................................................4

3.OBJETIVO ...........................................................................................5

4.PÚBLICO ALVO ...................................................................................6

5.METAS ................................................................................................ 6

6.METODOLOGIA...................................................................................6

7. RECURSOS HUMANOS ....................................................................7

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS..............................7

9. AVALIAÇÃO .......................................................................................7

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO....................................................8

11. REFERENCIAS................................................................................ 9

1)Apresentação: O projeto de ação acontecerá no CRAS(Centro de Referência de Assistência Social) do município de Guareí - São Paulo. Sendo apresentado junto a coordenação da instituição a proposta de intervenção baseando-se na gravidez precoce na adolescência.

O município de Guareí possui uma população de 14.149 habitantes segundo dados do IBGE. A economia do município é basicamente agrícola, destacando-se a plantação de laranja, café, batatas e cana-de-açúcar.

Existe no município de Guareí um numero significativo de adolescentes gestantes e muitas em situação de vulnerabilidade social, estando estes ligados às condições socioeconômicas de suas famílias, que vivem com falta do desemprego e das precárias condições de saneamento básico.

A ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes do município tem se mostrado crescente, gerando grande preocupação do poder publico, portanto é fundamental que sejam implantadas ações sócio-educativas na cidade. A falta de informação e de acesso aos métodos contraceptivos, os mitos, a insegurança, a falta de instrução e o desajuste familiar são alguns fatores que contribuem para o aumento da gravidez não planejada entre os jovens.

A gravidez precoce pode ser um grande complicador para á vida dos adolescentes gerando diversos problemas nas áreas da saúde, da educação e também acarretando questões relacionadas à capacitação profissional, levando os adolescentes a abandonar os estudos e o trabalho para cuidar dos filhos.

Deste modo por intermédio da implantação do projeto, a equipe pretende sensibilizar a comunidade e o grupo alvo sobre os impactos dos problemas da gravidez precoce para o individuo, para a família e para o desenvolvimento da comunidade.

2)Justificativa: A gravidez precoce é um dos acontecimentos mais preocupantes relacionadas à sexualidade na adolescência com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos. A incidência de jovens grávidas é cada vez maior e este é um fator que tem reflexos tanto no seio familiar, quanto no emocional dessas jovens. Isto por que, este é um momento de transição importante entre a infância e a juventude, um estágio no desenvolvimento humano onde se observa que há maiores dificuldades para uma educação e orientação. Esta fase requer uma maior atenção principalmente no âmbito psicológico. Nos últimos anos no Brasil,o índice de gravidez só vem aumentando,tornando-se assim uma questão de saúde publica, pois envolve muitas famílias de todas as classes sociais.

Sendo as famílias de classes baixa mais atingida, nos quais a desigualdade e a falta de informação e oportunidades contribuem para perpetuar a questão. A taxa de gravidez na adolescência da América Latina é uma das mais altas do mundo, perdendo apenas para a África subsaariana e o sul da Ásia, afirma um novo relatório do Banco Mundial lançado em dezembro de 2013. O estudo anual "Situação da População Mundial", divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), conclui que o Brasil conseguiria acumular R$ 7 bilhões a mais na arrecadação anual se "adolescentes adiassem a gravidez até depois dos 20 anos".

Quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera conseqüências tardias e em longo prazo, tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado, além de complicações da gravidez e problemas de parto.

O projeto esta sendo desenvolvido diante a dura realidade e a necessidade da redução dos índices de gravidez na adolescência. Para que o adolescente aproveite mais a sua juventude,pois estão pegando muito cedo a responsabilidade de serem pais e muitas vezes não tem estrutura para lidar com tal responsabilidade.

3)Objetivos:

3.1Geral Contribuir para melhorar as informações sobre sexualidade e conseqüentemente diminuir o atual percentual de gravidez precoce, informar aos adolescentes sobre as prevenções, cuidados e conseqüências da gravidez precoce, no município de Guareí.

3.2Especifico

• Promover o conhecimento dos riscos encontrados na gravidez precoce e indesejada.

• Promovendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com