Projeto De Intervenção
Trabalho Universitário: Projeto De Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: chardel • 12/11/2014 • 2.168 Palavras (9 Páginas) • 290 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
1.1 Tema
Viver a melhor idade.
1.2 Justificativa
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a criação da Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS, houve a implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, como forma de consolidar a assistência social como política pública de dever do Estado e de direito de quem dela necessitar.
Sendo assim, o SUAS é um modelo descentralizado de proteção social cuja implementação/ ação recai aos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e aos Centros de Referência Especial da Assistência Social – CREAS. O CRAS é responsável pela proteção social básica dando enfoque ao atendimento às famílias. Já o CREAS, cujo trabalho desenvolvido é dividido em dois níveis de complexidade, a média e a alta, procura atuar no atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de direitos violados. Assim, ambos os níveis são diferenciados de acordo com a existência ou não de vínculos familiares ou comunitários.
Através da implementação do SUAS tem-se, “o objetivo de garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência; acolhida e convívio, ou vivência familiar” (MOTA, 2009), prevenindo possíveis situações de risco e visando melhoria na qualidade de vida da população em geral . Dessa forma, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais que institui os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que podem ser organizados através de faixa etária.
Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos:
Previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. (BRASIL, Ministério de Desenvolvimento Social)
Assim sendo, é de grande importância desenvolver atividades com os idosos do município de Laranjal – MG, pois é de extrema relevância trabalhar as potencialidades desses sujeitos, uma vez que as atividades físicas, socioeducativas e o lazer interferem positivamente na vida destes idosos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social, e em muitas vezes estão marginalizados da sociedade por não apresentarem mais condições de trabalho devido ao processo natural de envelhecimento ao qual se encontram.
Vale salientar ainda que o envelhecimento é um processo dinâmico e continuo, havendo transformações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que alteram gradativamente o organismo das pessoas idosas, deixando-as mais suscetíveis às agressões intrínsecas e extrínsecas. Dessa forma, o trabalho com as pessoas que atravessam essa fase da vida é muito relevante pois melhora a qualidade de vida desses sujeitos nos aspectos cognitivos, sociais, psicológicos e físicos.
1.3 Objetivo geral:
-Contribuir para que os idosos de Laranjal – MG participem das atividades ofertadas pelas oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertadas pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS desta cidade.
1.4 Objetivos específicos:
-Conscientizar os idosos sobre a importância da participação nas atividades ofertadas.
-Divulgar para os idosos a importância da socialização e participação nas oficinas.
-Desenvolver o protagonismo dos idosos do município.
-Melhorar a qualidade de vida dos idosos do município de Laranjal.
-Tirar os idosos que se encontram na condição de vulnerabilidade e risco social.
1.5 Metas
O presente projeto tem metas a curto e ao longo prazo, pois o projeto visa atender 10 % (dez por cento) da população idosa de Laranjal através das atividades desenvolvidas nas oficinas de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos já no primeiro mês de implementação, almejando ainda atingir a meta de 80% (oitenta por cento) de idosos atendidos no último mês de atividade.
Dessa forma, a meta principal deste projeto é desenvolver o protagonismo e melhorar a qualidade dos idosos do nosso município que se encontram muitas vezes em situação de vulnerabilidade e risco social devido ao abandono, negligência.
2 METODOLOGIA
A implantação do Projeto Vivendo a Melhor Idade significará um grande avanço para não só a saúde, mas também a qualidade de vida dos idosos que residem no município de Laranjal.
Dessa forma o presente projeto de intervenção será dividido em seis etapas e terá a principio duração total de um ano, tendo inicio em novembro de 2014 e término em outubro de 2015.
Deve-se ressaltar que este projeto visa ter caráter continuado, assim sendo se após avaliação final as atividades desenvolvidas tiverem avaliação positiva o projeto não terão seus trabalhos interrompidos, se tornando um grupo permanente no CRAS de Laranjal.
A primeira etapa será destinada para leitura detalhada do tema, pois é necessário estar totalmente preparado para desenvolver esse projeto que tem grande magnitude para o município de Laranjal, visto que o projeto em questão tem uma visão ampliada do envelhecimento, como um fenômeno biológico, cultural e social, assim, será destinado o primeiro mês do projeto para esta etapa.
Com relação à segunda etapa, esta compreenderá o período de um mês, que será destinado para reuniões com a equipe técnica do CRAS, já a terceira etapa também terá um mês para que se faça contato com os possíveis parceiros do projeto, pois atividades voltadas para pessoas idosas necessitam de um trabalho interdisciplinar, sendo a troca de saberes de profissionais de áreas diferentes, como Serviço Social, Psicologia, Medicina, Educação Física, Fisioterapia e afins, fundamental para a execução deste projeto, pois as visões diferenciadas fazem com que as atividades desenvolvidas sejam mais
...