Projeto De Pesquisa
Artigos Científicos: Projeto De Pesquisa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosretiro • 27/4/2014 • 1.747 Palavras (7 Páginas) • 1.186 Visualizações
O presente projeto de pesquisa que tem como tema “os problemas da gravidez na adolescência”, ressalta a importância da prevenção e da orientação adequada quanto aos riscos de se ter um filho nesta idade.
A gravidez precoce é um dos temas decorrentes de reuniões e palestras da área da saúde e serviço social, uma vez que se trata de um problema que envolve a saúde da adolescente e fatores sociais como abandono familiar.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8069/90, adolescente é todo indivíduo com idade entre 12 e 18 anos e para a Organização Mundial de Saúde (OMS) esse período envolve indivíduos com idades entre 10 a 19 anos. Além das mudanças físicas impostas pela faixa etária, a adolescência envolve um período de profundas mudanças biopsicossociais, especialmente relacionadas à maturação sexual, a busca da identidade adulta e a autonomização frente aos pais.
A gravidez nesse momento de vida oferece implicações desenvolvimentais tanto para o adolescente quanto para aqueles envolvidos nessa situação. A literatura tem tratado a gravidez na adolescência como um problema de saúde pública, especialmente pelo fato de propiciar riscos ao desenvolvimento da criança gerada e da própria adolescente gestante.
O aumento nas taxas de gravidez na adolescência pode ser explicado por diferentes causas, podendo variar de país para país. Dentre a complexidade de fatores de risco para analisar esta questão, destacam-se os aspectos socioeconômicos. Apesar de o fenômeno atingir e estar crescente em todas as classes sociais, ainda há uma forte relação entre pobreza, baixa escolaridade e a baixa idade para gravidez. Além disso, fatores como a diminuição global para a idade média para menarca e da primeira relação sexual compõem um cenário de risco que colabora para o aumento dessas taxas.
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A População alvo do presente estudo se constituiu por pesquisas elaboradas sobre a temática do presente estudo; sendo que o elemento problemático é a questão da gravidez precoce. E o objeto de estudo é a prevalência de adolescentes grávidas precocemente.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Compreender os motivos e consequências da gravidez precoce em adolescentes na atualidade;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Definir o perfil socioeconômico das adolescentes grávidas;
- Abordar a questão da prevenção e dos cuidados relacionados às adolescentes grávidas;
- Diagnosticar o papel da família no auxilio à adolescentes grávidas;
JUSTIFICATIVA
O presente estudo pretende de forma sucinta diagnosticar através de pesquisa em livros, artigos, teses e monografias entender os motivos que perpassam a crescente taxa de gravidez precoce entre adolescentes, principalmente de baixa renda e com problemas familiares.
O projeto servirá para se questionar o papel da família/escola e sociedade no trato com nossos adolescentes, indagando a pertinência das aulas de sexualidade e saúde, das conversas entre pais e filhos e das políticas de conscientização e redução das taxas de fecundidade.
Tanto adolescentes, como pais e pesquisadores do assunto poderão se beneficiar deste projeto, sendo que se buscará com relevância destacar os aspectos de saúde e sexualidade, uma vez que a saúde da jovem grávida é altamente comprometida, tanto pelo fato do corpo ainda estar em formação quanto pelo fato aspecto psicológico da mesma, que ainda não tem uma noção exata do que está acontecendo.
A criança também é afetada por ter pais muito novos e que muitas das vezes não tratam da mesma foram como trataria um adulto; sendo que muitas das vezes estes cuidados ficam a cargo dos avós. O estudo poderá contribuir para a discussão sobre a criação de políticas de prevenção e conscientização dos jovens quanto aos perigos da gravidez precoce em adolescentes.
METODOLOGIA
A metodologia do presente estudo será feita através de livros, artigos, teses e monografias, sendo que os artigos serão de sites acadêmicos como scielo, google scholar.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Zaganelli (2006) afirma que na passagem da dependência da infância para a independência da idade adulta, ao longo de um processo de maturação progressiva, ocorre um significativo desenvolvimento psicossocial, em particular dos aspectos emocionais, intelectuais e espirituais. A adolescência se caracteriza por uma transição gradativa de um organismo infantil para um organismo adulto com reflexos somáticos e psíquicos, principalmente aqueles que dizem respeito à esfera sexual.
Segundo Beretta (1995) grande parte dos jovens chega à maturidade sexual antes de atingir a maturidade social, emocional ou a independência econômica. Ao mesmo tempo, a erotização do adolescente é promovida pela mídia estimulando a iniciação sexual precoce que, na ausência de domínio das práticas contraceptivas, pode resultar em gravidez não planejada.
O autor ainda destaca que estudos que abordam a gravidez na adolescência sob o ponto de vista social, alertando sobre as consequências para a família e para a comunidade como um todo. Outros trabalhos enfocam as consequências da gravidez para as jovens destacando o risco de morte para essas mães.
Fugimori et.al. (1997) salientam que segundo o Programa de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia (PROAGRO) calcula-se que, a cada ano, mais de 14 milhões de adolescentes foram mães em todo o mundo. A proporção entre os países é muito variada, de 1% no Japão até 53% na Nigéria5.
Segundo as estatísticas do Ministério da Saúde, aproximadamente um milhão de meninas ficam grávidas anualmente antes dos 20 anos de idade15. Cerca de 700 mil partos acontecem dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) nessa faixa etária, e de 150-200 mil fora da rede oficial de atendimentos. Problemas relacionados à gravidez, ao parto e ao puerpério acontecem em todas as regiões do país, sendo que 80,3% das internações são destinadas ao grupo de adolescentes.
O PROAGRO (2008) ressalta que o fenômeno da gravidez na adolescência não é um evento isolado
...