Projeto De Pesquisa - Catadores De Lixo
Exames: Projeto De Pesquisa - Catadores De Lixo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilly • 20/9/2014 • 1.963 Palavras (8 Páginas) • 848 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL
6º SEMESTRE
PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL, OS CATADORES DE LIXO E A SAÚDE
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2. JUSTIFICATIVA....................................................................................................03
3. PROBLEMA DA PESQUISA................................................................................05
4. HIPÓTESE..............................................................................................................05
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................05
6. OBJETIVOS...........................................................................................................06
6.1. Objetivo Geral............................................................................................06
6.2. Objetivos Específicos.................................................................................06
7. METODOLOGIA..................................................................................................07
8. CRONOGRAMA...................................................................................................08
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................09
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................09
1. INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem a finalidade de entender e analisar a questão da saúde dos catadores de materiais recicláveis e a atuação do assistente social como parceiro, mediador, articulador e orientador demonstrando que o papel a ser desenvolvido por ele é de vital importância.
A partir de entrevistas com esses trabalhadores, se constatou que o trabalho é árduo, quase sempre pouco remunerado e que muito não são filiados a associações, portanto estão nesta luta sozinhos.
A partir de dados do IBGE e pesquisas nos registros do Departamento da cidade, há um grande número de catadores que atuam de forma esporádica e individualizada na catação de materiais recicláveis. De uma maneira geral, é sabido que a condição socioeconômica desses indivíduos é bastante instável e isto concorre para a manutenção da situação a qual se encontram. Assim, essa pesquisa se propõe a investigar os melhores métodos para organizar esse grupo e potencializar o trabalho da coleta seletiva desenvolvido por eles e, portanto melhorar também sua qualidade de vida e a saúde.
A participação do assistente social nos desdobramentos dessa temática é imprescindível porque de um lado estão os catadores (desorganizados) e o trabalho da coleta seletiva; do outro lado está a população local e a possibilidade de atraí-la para esse trabalho; num outro plano o poder público local e a dificuldade da gestão do lixo. Assim, esse profissional tem nessa conjuntura a oportunidade de ser mediador do processo de interação entre os atores locais.
2. JUSTIFICATIVA
Atualmente há uma preocupação com as questões sociais a nível mundial, visto que cada vez mais populações inteiras são afetadas por violência, fome, desabrigo, desemprego, problemas ambientais como o lixo, dentre outros. É nesse cenário que o assistente social passe a atuar buscando a efetivação de ações que amenizem para essas questões, através de propostas de políticas públicas e campanhas de conscientização de toda a população.
No caso da cidade de Promissão a situação dos catadores é muito complicada, pois a coleta é feita de forma aleatória, desorganizada e muito sacrificada. Não há associação ou cooperativa, o que representaria possibilidades de melhor representação e organização para o grupo.
Na sua maioria esses trabalhadores são homens, mas também, é visto um número considerável de mulheres o que é uma preocupação, pois se sabe que muitas vezes as crianças ficam em casa sozinhas.
Esse tema é o objeto de estudo da presente pesquisa e propõe o assistente social como investigador, interlocutor e orientador de uma possível compreensão e esclarecimento das causas envolvidas nesse processo.
Nesse sentido, a pesquisa busca esclarecer se a existência de uma cooperativa ou associação seria significativa e coerente para atender as necessidades de organização e melhor lucratividade para os catadores.
É preciso considerar também que o município iniciou recentemente um plano de gestão dos resíduos sólidos urbanos, e que ainda é muito pouca a contribuição da população para a coleta seletiva, o que ainda não proporciona uma forma de disposição final adequada para o lixo, e as políticas sociais voltadas para os catadores são visivelmente inexistentes.
Essa situação legitima a importância e a relevância desse projeto de pesquisa que ora se apresenta com a proposta de analisar, entender e contribuir para com a compreensão dessa temática. É preciso destacar ainda, que a problemática do lixo não é um assunto isolado e/ou de escala local, sua abrangência não se restringe somente aos grandes centros urbanos onde se concentram problemas como a poluição, falta de saneamento, dentre outros.
Ao Assistente Social é proposto o desafio de conciliar a temática social, à ambiental e à saúde. Trabalhar na organização da coleta seletiva ao mesmo tempo em que se preocupa com a condição social dos catadores, promover o diálogo sobre o assunto ao mesmo tempo em que pensa a questão ambiental da cidade. Proporcionar um trabalho digno, que leve sustento a casa e que mantenha a saúde do trabalhador.
Nessa perspectiva a existência de uma associação
...