Projeto De ação
Dissertações: Projeto De ação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaeldaniel • 29/10/2014 • 1.848 Palavras (8 Páginas) • 236 Visualizações
PORTIFÓLIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II
RELATÓRIO: PROJETO DE AÇÃO
Aluna: Maria do Socorro Lopes
Barbalha-CE 2013/2
PORTIFÓLIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II
RELATÓRIO: PROJETO DE AÇÃO
Aluna: Maria do Socorro Lopes
Barbalha-CE 2013/2
SUMÁRIO
1.APRESENTAÇÃO ______________________________________________04
2. JUSTIFICATIVA ________________________________________________05
3. OBJETIVO ____________________________________________________07
3.1 OBJETIVO GERAL ____________________________________________07
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO _______________________________________07
4. PUBLICO ALVO _____________________________________________07
5. METAS ATINGIR ______________________________________________07
6. METODOLOGIA _______________________________________________08
7. RECURSOS HUMANOS ________________________________________08
8. PARCEIROS _________________________________________________08
9. AVALIAÇÃO __________________________________________________09
10. CRONOGRAMA DE EXECUSSÃO ______________________________09
BIBLIOGRAFIA _________________________________________________10
1. APRESENTAÇÃO
Projeto Em Defesa da Pessoa Idosa visa proporcionar aos Idosos do Centro de Referência Especializa da Assistência Social – CREAS do município de Barbalha-CE momentos de discussão e interação social através de temáticas que perpassam e estão presentes no cotidiano dos idosos, principalmente no tocante a viabilização do direito a saúde, ao lazer, a cultura e entretenimento, possibilitando que este público seja conhecedor de questões pertinentes a sua vivência diária nos diferentes espaços de que venham a frequentar.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.
Uma vez que a população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil, que já foi considerado o país dos jovens, tem hoje cerca de 14,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. “O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante”.
Diante do exposto o projeto, visa atender a este público crescente com intuito de motivar e promover à socialização dos idosos, através da comemoração do dia internacional de combate a violência contra o idoso proporcionando atividades externas para melhorar a autoestima, visando à garantia da qualidade de vida para os idosos Barbalha, atuando de forma preventiva propiciando o envelhecimento ativo.
2. JUSTIFICATIVA
Caracteriza-se pessoa idosa aquela com mais de sessenta anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde - OMS, que os caracteriza como grupo da terceira idade. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a OMS, por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2008. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 8,3% da população. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2008, 3,6 milhões (2,1%).
O quadro é um retrato do que acontece com os países como o Brasil, que está envelhecendo ainda na fase do desenvolvimento. Já os países desenvolvidos tiveram um período maior, cerca de cem anos, para se adaptar. A geriatra Andrea Prates, do Centro Internacional para o Envelhecimento Saudável, prevê que, nas próximas décadas, três quartos da população idosa do mundo esteja nos países em desenvolvimento.
A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não idosos. Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua
...