Projeto Social
Por: fabialuane1 • 11/5/2015 • Monografia • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 300 Visualizações
1- Nome do Projeto: Caixinha de música
2- Mecanismo de Incentivo:
Leis de apoio à cultura, com dedução para o imposto de renda.
3- Proponente:
Fábia Luane Toledo. Professora de Ballet clássico cursando o 5º (quinto) período do Curso Superior em Tecnologia em Desenvolvimento Social no IFET – Instituto Federal de Tecnologia.
4- Experiência profissional:
Foi aluna de Beth Dorça, integrou o grupo de mesmo nome, ministrou aulas na academia Beth Dorça, no Colégio São Judas Tadeu (maternal e jardins), Academia Corpo e Dança, todos na cidade de Uberaba-MG, academia Elisa Chauer (Araxá), academia Diva Nassif (Conceição das Alagoas-MG) e academia Sâmia Ballet(Colômbia-SP).
5-Resumo:
O projeto “caixinha de música” é um projeto de inclusão social como ação de humanização e contato à cultura. O projeto pretende aproximar a dança e a música clássica a quem não tem contato com essa arte, primando pelas crianças e adolescentes de famílias de baixa renda.
6-Objetivo:
O projeto pretende por meio da iniciação do Ballet Clássico e dos temas que o envolvem, desenvolver a inclusão social de crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade social, trabalhando formas alternativas de sociabilidade, aumentando o conhecimento cultural e envolvendo as famílias nesse processo. Bem como, promover cidadania, inclusão social e gerar possibilidades por meio do ensino da Dança e das artes e conhecimentos que as circundeiam, aproximando as famílias nesse processo.
7-Objetivos Específicos:
- Oferecer noções de Ballet clássico, desde a nomenclatura que aborda a língua francesa, a literatura e a música clássica, bem como, seus autores.
- Ênfase às habilidades psicomotoras e físicas.
- Estimular a disciplina e a capacidade criativa.
- Apresentar as linguagens da Dança a fim de popularizar esta arte.
- Desenvolver a responsabilidade do trabalho em grupo, a disciplina individual e a noção de cidadania.
- Em curto prazo: Incentivar a criatividade e a livre expressão artística.
- Em longo prazo: Estimular futuros bailarinos, oferecendo subsídios para a profissionalização na área. Contribuir para a formação de indivíduos críticos e socialmente atuantes.
8- Natureza da Intervenção:
O projeto “caixinha de música” oferece curso de dança e disciplinas transversalmente abordadas. Os processos educativos são um conjugado de influências que moldam o desenvolvimento dos seres humanos. A integração possibilita a inserção em uma realidade concreta e a permanência do sentimento de identidade, ao longo do tempo, mesmo com as mudanças que acontecem ao longo do ciclo. Note-se que o termo “intervenção” pode significar tomar parte, estar presente, assistir ou interpor possibilidades. Cremos que esta dualidade conceitual ajuíza duas estratégias de atuação: a primeira baseada no modelo assistencialista e a segunda baseada no modelo construtivo e emancipador. Perguntamos-nos se e quando a intervenção é um processo construtivo, no sentido de ser favorecedor de desenvolvimento. Tendo em vista o Estatuto da Criança e do Adolescente, vigente, muitas vezes justifica-se a intervenção social como Medida de Proteção, de proteção ao desenvolvimento.
9- Justificativa:
A Dança, bem como as outras artes e esportes são inacessíveis ás crianças adolescentes de famílias de baixa renda. O ensino público regular não oferece tais possibilidades. A Dança é um dos caminhos para o ensino de diversas artes que a permeiam. Estimula a criatividade, desenvolve as habilidades motoras e sua prática prepara o indivíduo para a integração com o grupo, pois ensina a importância da disciplina do trabalho individual para o andamento do trabalho em equipe. Ensinar a dança -bem como outras formas de arte- às crianças e adolescentes de baixa renda representa descortinar um leque de oportunidades de transformação de suas realidades. O Ballet clássico, em especial, faz parte do programa pedagógico por servir como base para assimilar outros vocabulários de dança tornando compreensíveis as linguagens diversas dessa arte. O ensino do Ballet contém mais do que a técnica clássica de dança, aborda informações diversas sobre música, compositores ligados á dança, (as peças de repertório do Ballet clássico foram coreografadas sob as obras de grandes compositores como Tchaikovsky, Prokofiev, Delibes, etc.) Ele abrange, para além da técnica clássica, um conhecimento sobre música, seus compositores, as peças de repertório, transpassa as artes plásticas na criação de cenários, figurinos e elementos cênicos. Remete ao conhecimento dos pintores que retrataram a Dança, como Degas e Renoir. Tange a literatura visto que as obras de Ballet são adaptações da literatura clássica característica de cada momento histórico. E há ainda versões da literatura clássica adaptada coreograficamente, tais como obras de Shakespeare, ou mesmo obras da literatura moderna que inspiram Ballets da contemporaneidade, transformando conteúdos literários em movimento. A dança permeia o teatro, pois é uma arte cênica, é interpretação, caracterização, é comunicação. Além de promover um amplo conhecimento em diversas artes, o que representa um enriquecimento cultural indubitavelmente, a dança tem um poder terapêutico, uma propriedade especial de possibilitar o autoconhecimento, de promover intimidade consigo mesmo, um resgate de si; na relação com o corpo, na relação com o grupo, na lida com as próprias dificuldades e limitações. É necessário desenvolver programas que sirvam como pilotos para fomentar a implantação de outras iniciativas da mesma natureza. Gerar possibilidade de escolha, de aprendizado, incluir e educar são os caminhos para a transformação social.
10-Execução:
O projeto pretende atender crianças e jovens que estejam estudando oferecendo curso de Ballet clássico e conhecimentos gerais relacionados. Os alunos matriculados no curso serão divididos inicialmente por idade e posteriormente também por nível técnico. As aulas devem ter 45minutos de duração, sendo:
- Aulas de Ballet clássico: 02(duas) vezes por semana.
- Aulas teóricas: 01(uma) vez por semana. O trabalho receberá supervisão de uma equipe apta para avaliação dos progressos.
11- Metodologia Empregada:
As atividades do projeto serão programadas por etapas:
- Divulgação das vagas para os cursos de dança em editais, agenda cultural, nos núcleos de assistência social dos bairros de Uberaba-MG e nas escolas estaduais e municipais.
- Triagem dos inscritos para dividi-los em turmas por faixa etária inicialmente.
- Contratação de 03(três) professores de dança para cada disciplina. Na triagem desses profissionais devem-se considerar alguns critérios (citado no item corpo docente).
- Iniciar os trabalhos de educação e ensino da dança.
- Realizar reuniões periódicas com os pais e responsáveis pelos alunos do projeto para uma avaliação constante das transformações cotidianas no comportamento e na rotina dos alunos.
12- Corpo Docente:
Os profissionais envolvidos no projeto Caixinha de música devem conhecer bem o projeto pedagógico que estrutura todo o trabalho. Devem transmitir valores e noções de cidadania transversalmente ao ensino da dança. Isso requer dedicação e sensibilidade além de identificação com a causa e com o corpo discente principalmente. Requer ainda capacitação para dialogar com grupos sociais heterogêneos, de hábitos e códigos específicos. Além do conhecimento de dança, das técnicas e da cultura da dança é preciso que haja ainda comunicação com os alunos, uma relação de aprendizado mútuo entre alunos e professores, de troca pela dedicação das duas partes, o que requer certa flexibilidade e segurança sobre a natureza dos objetivos do projeto. Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente é imprescindível, para fazê-lo cumprir-se e transmitir seu conteúdo.
...