Projeto sáude
Exames: Projeto sáude. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilo2391 • 19/10/2014 • 2.306 Palavras (10 Páginas) • 239 Visualizações
1. Quais as finalidades da educação comparada?
- Identificar diferenças e semelhanças de políticas de educação para e propor soluções ou rever a prática pedagógica. Parâmetros de referência são importantes para compreender, analisar e impulsionar o sistema de ensino. Finalidade de compreender as questões que afetam os objetivos, a estrutura e as práticas de educação a nível internacional, regional e local
2. Que possíveis contribuições para a educação, favorecem o estudo da educação comparada? Cite pelo menos três.
- Pesquisas que oportunizam a reflexão dos conteúdos de pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino;
- Contribuir através de conhecimentos na elaboração de políticas educacionais e na formação e capacitação de profissionais na área de educação;
- Contribuir para elaboração de processos que visam a melhoria no raciocínio e na compreensão dos assuntos que estão sendo abordados em sala de aula;
- Contribuir na compreensão dos sistemas educativos de cada país entendendo a educação em cada contexto da sociedade.
3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.
- Um território nacional ou espaço cultural não podem ser avaliados ou estudados de forma homogênea pois os indivíduos vivem de forma diferente, com contextos diversificados e sofrem influências políticas externas.
- Cuidados em compreender as diversidades e disparidades que existem no interior em uma mesma unidade territorial.
4. Qual é o papel da educação comparada na globalização referente os aspectos econômicos, sociais e culturais?
- A globalização tem relevante papel na educação comparada pois através de estudos comparados pode-se aproximar modelos de outros países para complementação e alteração nas políticas sócio-culturais e desenvolver projetos com informações e conhecimentos científico e tecnológico. Aspectos econômicos possibilitam conhecer modelos de países que fundam, controlam e financiam o sistema educacional.
5. Liste as principais ideias do texto de Somers e Jones (2009) intitulado “Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana”. Link para acesso: (Anexo 02)
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5770/4207
- Políticas de natureza compensatória voltadas para corrigir problemas sócias;
- Políticas corretivas ligadas a situações discriminatórias e as voltadas para garantia diversidade sociais nas universidades Sistema de cotas
- Discussão sobre a adoção pelo Brasil da experiência dos Estados Unidos em políticas de ação afirmativa para sistema de cotas.
- Problemas no acesso e de efetividade no ensino básico comprometem educação dos jovens Brasileiros, ou seja, o acesso restrito e a baixa qualidade e efetividade da educação básica, em especial no ensino fundamental e médio.
UNIDADE 2
A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Questões obrigatórias para o dossiê
Pesquise sobre a educação no Brasil. Além dos sites indicados, você deverá consultar outros sites para o complemento de sua pesquisa, e, após a realização de suas leituras, responda as questões a seguir:
1. Como está dividido, em níveis e modalidade de ensino, o sistema de ensino brasileiro?
De acordo com o art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96) está dividido em:
- Educação básica é dividida em três etapas: a educação infantil (para crianças de zero a 6 anos), o ensino fundamental (para alunos de 6 a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos). Também fazem parte do ensino básico os programas de educação de jovens e adultos e de educação profissional.
A educação infantil tem como foco o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. No caso de crianças entre 4 e 6 anos, o ensino é realizado em pré-escolas.
Já as crianças e os jovens com idade entre 6 e 14 anos frequentam o ensino fundamental. Essa etapa da educação permite que o estudante domine a leitura, a escrita e o cálculo. Ele também deve concluir o ensino fundamental com a capacidade de compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores básicos da sociedade e da família. A partir de 2005, a duração dessa etapa passou de oito para nove anos.
Depois que você conclui o ensino fundamental, a etapa final da educação básica é o ensino médio, que tem duração de três anos e lhe prepara para a faculdade e o mercado de trabalho. Nesse período são aprofundados os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental. Eles são abordados de maneira teórica e prática e o ajudam a desenvolver seu pensamento crítico. As escolas de educação profissional, científica e tecnológica também fazem parte do ensino médio
2. Qual a lei que aponta a necessidade e obrigatoriedade de formação em nível superior dos professores da educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais? Cite e comente o artigo.
O Artigo 62 da Lei Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9394/1996) dispõe que todo professor deverá ter o curso superior em Educação. Também coloca que
admite-se que professores formados em cursos de nível médio, na modalidade normal, lecionem na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.
2. Os dados revelam que há ainda no país 1,5 milhão de analfabetos jovens (entre 15 a 29 anos), dos quais 44,8% frequentaram a escola. Ou seja, emerge aqui o problema da baixa qualidade do ensino. (DADOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - 28/01/2010 19h25) – Comente a respeito do problema do analfabetismo no Brasil ( Mínimo de 10 linhas)
-. Atualmente vivemos na sociedade da informação e do conhecimento, o indivíduo que não tem acesso à leitura e à escrita não consegue visualizar, questionar e garantir os seus direitos básicos como ensino, saúde e às participações políticas da sociedade. Essa porcentagem
...