Projetos De Inervencao
Artigo: Projetos De Inervencao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/8/2013 • 610 Palavras (3 Páginas) • 427 Visualizações
PÓLO: MANAUS/AM
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
CLYUCI DOS SANTOS BENARRÓS – RA 266164
FRANCISCA NAZARÉ RODRIGUES CORDEIRO – RA 264249
IONE RODRIGUES QUEIROZ – RA 270242
NICILENE ALVARENGA FARIAS – RA 270918
RAMONA LOPES BARBOSA – RA 264364
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Manaus - AM
2012
PÓLO: MANAUS/AM
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
CLYUCI DOS SANTOS BENARRÓS – RA 266164
FRANCISCA NAZARÉ RODRIGUES CORDEIRO – RA 264249
IONE RODRIGUES QUEIROZ – RA 270242
NICILENE ALVARENGA FARIAS – RA 270918
RAMONA LOPES BARBOSA – RA 264364
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Manaus - AM
2012
PROJETO DE INTERVENÇÃO
1. DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE
Movimento de Mulheres por Moradia Orquídeas – MMMO / CNPJ - 03.624.701/0001-90
End. Estrada Torquato Tapajós, nº996, Bairro: Santa Etelvina, Cep: 69048-660 – Manaus-Am
Telefone: 9372-8562
Representante: Isabela do Amaral Sales
Cargo: Presidente
O Movimento de Mulheres por Moradia Orquídea tem como finalidade atender as mulheres da comunidade, chefes de famílias, vítimas de violência doméstica, onde esse atendimento estende-se para mulheres sem moradia, focando na organização das mesmas para a geração de trabalho e renda, resgatando assim sua autoestima tanto no aspecto físico e social e moral dessas mulheres e com isso inserindo-as para que possam ter um lar digno na sociedade.
2. DADOS DO PROJETO
2.1 Título do Projeto
Qualidade de vida da Mulher: A importância da atividade física no dia a dia.
2.2 Local e desenvolvimento das atividades
O projeto será realizado no Movimento de Mulheres por Moradia Orquídeas.
2.3 Área de abrangência (Ex: região, bairro, cidade)
Região Norte, Bairro de Santa Etelvina, Manaus - Am
3. Problema Diagnosticado
Percebe-se que as mulheres participantes do movimento são mulheres chefes de família e que por falta de tempo, de informação, incentivo e até por estarem com sua autoestima baixa não praticam nenhum tipo de atividade física no dia a dia. Isso faz com que o sedentarismo seja o causador de vários problemas influenciando na qualidade de vida e na interação social do público alvo beneficiado.
4. Objetivo Geral
Despertar o interesse das mulheres de 40 a 60 anos atendidas pelo projeto do Movimento de Mulheres por Moradia Orquídeas, a prática das atividades físicas no seu dia a dia, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.
4.1 Objetivos Específicos
Incentivar a prática das atividades físicas para uma melhor mobilidade nas suas atividades diárias.
Contribuir para que as mulheres reavaliem e construam novos hábitos através de exercícios físicos.
Auxiliar na correção da postura corporal para diminuir os riscos de lesões.
5. Justificativa
Através do Diagnóstico Social realizado com as famílias participantes do Projeto do Movimento de Mulheres por Moradia Orquídeas – MMMO constatou-se que 70% das pessoas atendidas pelo projeto são mulheres, que por serem chefes de família e realizarem várias atividades simultaneamente como: emprego, tarefas domésticas, cuidar dos filhos, entre outros, acabam não encontrando tempo para realizarem qualquer tipo de atividade física. Inúmeros são os obstáculos, e com isso acabam deixando de lado essa parte essencial e indispensável para que se tenha uma qualidade de vida melhor.
Diante dessa realidade o projeto visa despertar o interesse dessas mulheres a praticar atividades físicas, com o objetivo de incentivar e ajudá-las a descobrir que mesmo em casa elas podem fazer exercícios, e que até mesmo uma caminhada diária pode levá-las a ter uma boa qualidade de vida, pois segundo Casalecchi (2008), “bem-estar, autoestima, disposição para o trabalho, equilíbrio - disso depende o sucesso profissional, a alegria de viver, a saúde e a qualidade de vida”.
Assim, o respectivo projeto pretende mostrar ao público beneficiário que um estilo de vida fisicamente ativo aumenta a disposição e a sensação de bem estar. Os exercícios físicos faz extravasar o stress, dá equilíbrio mental e corporal, o que pode ser considerado um estado de saúde perfeito.
Contudo, o presente projeto pretende mostrar que a prática dos exercícios físicos aplicados dentro das atividades cotidiana, pode evitar o aparecimento de várias doenças e fazer com que essas mulheres levem uma vida mais saudável.
...