Proposta De Intervenção
Artigos Científicos: Proposta De Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: xafabi • 21/10/2013 • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 517 Visualizações
As primeiras hipóteses foram levantadas por filósofos gregos em discussões sobre a felicidade, e as outras teorias começaram a se inspirar nestas antigas idéias que reconhecem três principais motivos (Aguiar, 1992) :
• A motivação do ganho material
• A motivação do reconhecimento social
• A motivação interior da realização pessoal.
• Cada uma destas corresponde a uma hipóteses da natureza humana.
• Motivação do Homem – Racional
A primeira hipótese estabelece a felicidade como resultados dos ganhos materiais, o comportamento humano é acionado ou motivado pela perspectiva de ganho. De acordo com esta hipótese as recompensas materiais são as que oferecem maior atrativo para as pessoas (Coda, 1905).
Para muitos autores o que desencadeia problema da motivação é insatisfação das necessidades humanas. Quando estas não são satisfeitas o resultado são frustrações levando indivíduo a ansiedade e angustia, se satisfeitas o indivíduo entra em um estado de equilíbrio, só sendo motivado pelas necessidades ainda não satisfeitas. Portanto, passa a ser uma questão simples, caso a questão da motivação seja tida como um problema exclusivo da Administração.
Sendo assim a questão da motivação se resume em verificar se os administradores estão conseguindo motivar seus subordinados na busca de um desempenho produtivo, sendo este positivo quando a administração obtiver uma resposta positiva no comportamento de seus trabalhadores.
Por sabermos que as organizações são compostas e geridas por pessoas, entende-se que a comunicação e sem dúvida fator fundamental para as relações interpessoais, e se tratando de administradores essa importância é dobrada. Comunicação não se resume apenas em falar, é necessário passar idéias, ser compreendido e aceito de forma clara, objetiva e amigável pelos seus colaboradores. Estimular o envolvimento dos empregados é uma idéia que todo mundo apóia, envolver as pessoas na estruturação de suas funções e fornecer a elas o treinamento e as ferramentas necessários para um desempenho eficiente é uma fórmula aprovada para a melhoria da qualidade e da produtividade. O objetivo é motivar as pessoas a serem mais criativas e produtivas. Para que os funcionários busquem objetivos em comuns à organização é necessário que estejam motivados e com suas necessidades parcialmente satisfeitas.
Motivação significa fazer com que o funcionário se sinta bem no seu trabalho, que seja valorizado, ele gosta de ser solicitado como pessoa, receber oportunidades, desafios e receber responsabilidades. Para se promover a motivação, necessariamente não se precisam usar as palavras, bastam criar condições as quais mobilizem o funcionário como pessoa, como realizador, como ser responsável, justo e produtivo.
A motivação está estreitamente voltada para o atendimento das necessidades individuais do homem (Aquino, 1981). Portanto, cabe ao administrador estar consciente de sua função de motivar os subordinados para que a empresa possa atingir de maneira mais eficaz os seus objetivos.
Cabe a ele também, se preocupar constantemente com o aspecto da motivação preventiva; ou seja, ele deve provocar motivos satisfatórios para que os subordinados trabalhem motivados. Torna-se incômodo para o Administrador quando ele é surpreendido por funcionários em situações de descontentamento, por não ter planejado o seu sistema motivacional. A prática da motivação corretiva, nestas situações torna-se vulnerável o trabalho do Administrador, expondo-o a situações por vezes não muito cômodas (Claret, 1998).
Para que o Administrador possa planejar o seu sistema motivacional, ele deve estar atento para um conjunto de incentivos, dos quais destacamos:
• Dinheiro
É o incentivo mais largamente usado. Embora devemos salientar que sua utilização possibilita o atendimento das necessidades básicas e de segurança (em parte). Porém, de modo algum, o pagamento pode, pura e simplesmente, satisfazer às necessidades sociais e de auto realização.
• Segurança
Em vez de salários, muitas empresas atualmente procuram dar segurança a seus funcionários, seja na formas de assistência médica, hospitalar e dentária ou através de práticas administrativas, visando proporcionar-lhes a estabilidade desejada. Entretanto se os salários oferecidos não forem suficientes para satisfazer às necessidades fisiológicas, a possível estabilidade oferecida não surtirá os efeitos desejados.
• Elogio e Reconhecimento
Embora seja na prática pouco utilizados, como agentes motivadores, o emprego do elogio e do reconhecimento profissional pode estimular o auto respeito, a auto confiança e propiciar que o funcionário explore suas próprias potencialidades.
29
• Participação
A participação dos funcionários no processo da tomada de decisão e nas resoluções
dos problemas do dia-a-dia, propicia uma maior integração na empresa e facilita a eliminação do "medo" pelo desconhecido e aumenta sua segurança e auto confiança.
• Aperfeiçoamento Profissional
O ser humano, geralmente é ávido por novos conhecimentos, além do que a competitividade reinante em nossa sociedade, obriga que o indivíduo busque o aperfeiçoamento profissional constante, para que não fique desatualizado em função do surgimento de novas técnicas, teorias e preceitos administrativos.
• Avaliação de Esforços
...