Práticas contábeis internacionais de IFRS no Brasil
Tese: Práticas contábeis internacionais de IFRS no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dalila03 • 24/3/2014 • Tese • 345 Palavras (2 Páginas) • 551 Visualizações
Atividade no Portfólio
1)Quais as vantagens da adoção das práticas de Contabilidade internacional IFRS no Brasil?
R= A grande vantagem das normas internacionais de contabilidade adotadas no Brasil é o fato de se tratar de um conjunto completo de normas, tanto para as sociedades anônimas de capital aberto e sociedades de grande porte como para pequenas e médias empresas. Essa Norma se aplica às demonstrações contábeis para fins gerais de empresas de pequeno e de médio porte, segmentos compostos por sociedades fechadas e por empresas que não têm obrigação pública de prestação de contas. Essas demonstrações destinam-se a usuários externos, incluindo-se, dentre outros, proprietários que não estão envolvidos na administração do negócio, credores existentes e potenciais e agências de avaliação de crédito.
2) A padronização de normas contábeis contribui para o fortalecimento do mercado de capitais do nosso país?
R= Sim. A padronização dos procedimentos contábeis a nível internacional se torna um instrumento necessário, para facilitar o ingresso de capitais e contribuir para a expansão dos negócios das empresas. A preocupação com a atualização, reformulação e adequação das normas e procedimentos contábeis no contexto do processo de globalização da economia mundial é um fato notório, que não pode deixar de ser registrado. Portanto, a harmonização dos procedimentos e das normas de Contabilidade frente à globalização da economia é uma realidade e os profissionais deste segmento terão uma oportunidade de contribuir para a construção do conhecimento universal do pensamento contábil sem fronteiras.
3) Qual a finalidade o objetivo do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis?
R= Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é uma entidade autônoma criada pela Resolução CFC nº 1.055/05. Tem como objetivo estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre Procedimentos de Contabilidade e divulgar informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira às normas internacionais de contabilidade.
4) Quais entidades fazem parte do Comitê de Pronunciamentos Contábeis?
R= Fazem parte as seguintes entidades: CFC, IBRACON, Fipecafi, Bovespa, Apimec e Abrasca
...