Psicologia Aplicada Ao Direito - Caso Concreto 13
Trabalho Universitário: Psicologia Aplicada Ao Direito - Caso Concreto 13. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatimaxi • 31/5/2013 • 299 Palavras (2 Páginas) • 1.661 Visualizações
- Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode ser considerada como um elemento importante de formação dessa subjetividade. Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje:
(a) só podem ser compreendidas a partir da especificidade histórico-cultural da época contemporânea;
(ENADE 2000)
2. O ser humano está constantemente em movimento e a todo momento surgem situações que exigem dele uma solução. Este contínuo movimentar-se é em geral movido por:
(d)emoções, às vezes inconscientes;
(ANALISTA JUDICIÁRIO-PSICÓLOGO-TRF/2003)
3. "Reality shows" podem ser considerados um fenômeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um pesquisador interessado em investigar possíveis fatores associados ao fato de as pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que, na audiência de "reality-shows", predominam pessoas com idade entre 15 e 25 anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos da Psicologia do Desenvolvimento, apresente uma hipótese que forneça uma possível interpretação do resultado obtido nesse estudo.
(ENADE 2002)
O programa adequa-se a fase de maturação neurofisiológica de seu publico alvo, no caso, os jovens, utilizando se de um mecanismo de projeção no qual através dos contextos sociais os jovens são induzidos a identificação com os personagens.
4. Para Bergeret (1998), pode-se considerar uma personalidade normal aquela que consegue um modo melhor de lidar com os próprios conflitos e dos outros, sem alienar as suas potencialidades. Compare este conceito ao conceito de personalidade no ordenamento jurídico.
(ADAPTAÇÃO DE QUESTÃO - PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS- PSICÓLOGO/2004)
Personalidade jurídica é a aptidão para adquirir direitos e contrair obrigações, é reconhecida atualmente a todo ser humano e independe da consciência ou vontade do indivíduo, já a personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, a individualidade pessoal e social de alguém.
...