Pós Modernidade
Trabalho Universitário: Pós Modernidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: feenasc • 20/11/2014 • 753 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
A pós – modernização e sua influência na sociedade e economia
A pós – modernização é um conceito trabalhado por diversos autores e escolas de pensamento, devido a isso, existem diferentes concepções acerca deste tema. No livro, “Império”, de Michael Hardt e Antonio Negri, os autores abordam as fases que antecedem esse período de pós – modernização. Essas fases seriam as transições de três paradigmas, a primeira delas da agricultura para a indústria, e dessa, para a dominação dos serviços e da informação. A passagem do primeiro para o segundo paradigma é chamada de modernização, e a do segundo para o terceiro de pós-modernização. Porém, segundo eles,a análise dessa transição seria muito pautada numa visão quantitativa e, por este motivo, não leva em consideração assuntos relevantes para o entendimento como a transformação qualitativa dos processos, a hierarquia dos setores econômicos e nem a hierarquia das economias nacionais e regionais no sistema global.
Partindo destes princípios, os autores analisam o discurso do desenvolvimento econômico, no qual “a história econômica de todos os países segue um só padrão de desenvolvimento, cada país a seu tempo, e em velocidades diferentes”, ou seja, se ao países subordinados seguirem os caminhos feitos anteriormente pelos países dominantes, poderão chegar na mesma posição. Entretanto, segundo críticos dessa visão desenvolvimentista, “a evolução de um sistema econômico regional ou nacional, depende, em grande medida, de seu lugar na hierarquia e nas estruturas de poder do sistema capitalista mundial”, isso significa que, os países dominantes continuarão dominantes e os subordinados também, mesmo que cresçam e se desenvolvam, devido a sua posição na hierarquia global.
Os autores também analisam como a pós – modernização afetou a sociedade e o modo de trabalho das pessoas. Os empregos agora são mais voltados para o setor terciário e exigem um alto teor de conhecimento e informação, por isso, a economia pós – moderna é frequentemente denominada economia de informação.
Essas mudanças são caracterizadas por diferentes modelos de produção adotados pelos países. Negri e Hardt explicam estes, que são: o modelo de economia de serviço, e o modelo infoindustrial.
O primeiro deles refere-se a um aumento no número de trabalho no setor de serviços e, consequentemente, uma diminuição nos trabalhos industriais, e está mais voltado para trabalhos no setor financeiro. É representado pelos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Por outro lado, no segundo modelo, a diminuição do trabalho industrial é mais gradativa, e a informatização é fundamental para a produção industrial. É simbolizado por Japão e Alemanha.
Durante essa economia informacional ocorrem mudanças na forma de trabalho, agora chamado de trabalho imaterial, aquele que “produz um bem imaterial, como serviço, conhecimento ou comunicação”, e é responsável por impulsionar a pós – modernização na economia global.
Outra consequência da economia informacional é a descentralização da produção. Com os avanços da informatização industrial, não se faz mais necessária a concentração de fábricas em um mesmo território.
Outro autor dentre tantos que abordam a tema pós – modernidade, e que se pode relacionar com o
...