QUESTÃO SOCIAL
Ensaios: QUESTÃO SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ritaavila • 28/1/2014 • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIENCIAS CONTÁBEIS
VALDIVINA RITA DE ÁVILA OLIVEIRA
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Campinorte
2013
VALDIVINA RITA DE ÁVILA OLIVEIRA
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
TRABALHO INDIVIDUAL
Prof. Joenice Diniz,Jossan Batistute,Marcelo C. Veigas.
Campinorte
2013
INTRODUÇÃO
No trabalho que será apresentado serão abordados dez assuntos específicos. São eles: Conceito de Orçamento; Orçamento Geral; Orçamento Flexível; Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão; As questões tributárias para o orçamento; Isenção e imunidade tributária; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; A comparação do orçado o realizado com a utilização dos métodos quantitativos.
O propósito deste é esclarecer e colocar em pratica as teorias que nos foram e que serão apresentadas em sala de aula.
Será feito uma breve conceituação de cada item, buscando entendimento mais profundo de cada um deles.
DESENVOLVIMENTO
1 – orçamento geral
é uma dessas ferramentas indispensável para direcionar as atividades cotidianas nas empresas, projetando dados relacionados a diversas áreas da organização, dentre elas, a área de matéria-prima, produção, vendas, mão de obra, despesas operacionais, custos indiretos de fabricação, DRE, caixa e balanço patrimonial.
Além dos benefícios que serão apresentados há também algumas limitações, determinantes para a implantação do orçamento como exige qualquer outra ferramenta gestão, sendo necessário que os gestores obtenham o maior número possível de informações confiáveis para implantá-lo em sua organização, sendo considerado uma ferramenta de fácil elaboração.
2 - Orçamento Flexível: É ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade real, sendo necessário à separação dos custos em variáveis e fixos orçados. Para fins de avaliação de desempenho o orçamento flexível é superior ao orçamento estático, pois compara os resultados reais com o resultado orçado para o mesmo nível de atividade dos resultados reais, diferentemente do estático que compara os resultado reais com os resultado projetados para a atividade original.
3 - Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão: Impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos; Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho; Motiva administradores e funcionários; Promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.
4 - As questões Tributárias para o Orçamento: É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.
5 - Isenção e imunidade tributária: Isenção é uma hipótese de não-incidência legalmente qualificada. Para outros, é uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidência), o ente tributante esta impedido de constituir e cobrar o crédito tributário.
As isenções não são extensíveis às taxas, a contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão.
Imunidade tributária é uma proteção que a Constituição Federal confere aos contribuintes. É uma hipótese de não incidência tributária constitucionalmente qualificada.
As imunidades previstas no artigo 150 da Constituição Federal só existem para impostos, mas não podemos esquecer que existem
imunidades espalhadas na Constituição em relação às taxas e contribuições especiais.
A imunidade só atinge a obrigação principal, permanecendo assim as obrigações acessórias.
6 - Balanço Patrimonial: Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira
...