Quais Foram As Principais Diretrizes Do II PND
Artigos Científicos: Quais Foram As Principais Diretrizes Do II PND. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milita • 23/11/2013 • 576 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
Quais foram as principais diretrizes do II PND?
Michele Lima 05202106
Campinas – São Paulo
Dezembro. 2008
Quais foram as principais diretrizes do II PND?
O contexto histórico onde o II PND foi criado continha um novo governo militar, porém, sendo a oposição dentro do próprio grupo. O ano de 1973 havia sido o auge do “Milagre Econômico” do Brasil, mas como foi de forma desequilibrada, não distribuindo a renda de forma a dar sustentação a demanda e também por não haver equilíbrio inter-setoriais, os resultados negativos começaram a aparecer.
A expansão do setor agrícola era maior que a do setor industrial, principalmente referente a indústria de base, sendo que a industria de bens intermediários e de consumo expandiram de forma mais significante, demonstrando a falta de estrutura de planejamento do governo brasileiro. O Balanço de pagamentos brasileiro começa a ter os primeiros sinais de reversão do crescimento sem base, com o aumento das importações de tal importância que mesmo com o aumento das exportações o resultado da balança de comercial é revertido negativamente. A inflação era outro desequilíbrio naquele momento.
O cenário externo também era desfavorável, pois havia uma crise do Petróleo, onde o preço da principal fonte de energia para o Brasil aumentou abruptamente prejudicando ainda mais o saldo da balança comercial brasileira, e como o mercado monetário estava desregulado, houve também sucessivas desvalorizações na taxa de cambio, e isso demonstrava a vulnerabilidade brasileira frente ao cenário internacional.
Os principais objetivos do plano eram de corrigir os desequilíbrios inter-setoriais mantendo o crescimento econômico, fortalecendo as empresas estatais, voltando assim à mesma concepção de desenvolvimento do Plano de Metas.
De forma geral as principais diretrizes do II PND foram:
• A consolidação da Economia Industrializada
• Aumento na oferta de energia
• Mudanças estruturais visando a integração Nacional
• Estratégia de desenvolvimento social
• Integração com a Economia Mundial
A tentativa de consolidar a economia brasileira como industrial foi feita desenvolvendo setores de base, modernizando com a compra de equipamentos de informática, com intuito de ser auto-suficiente nos setores de siderurgia, metais, petroquímicos, fertilizantes, defensivos agrícolas, papel e celulose, minerais não metálicos e matéria prima para a indústria farmacêutica. Também com abertura de novos campos de exportação, além do maior impulso para desenvolvimento tecnológico nacional e impulso para a industria de alimentos.
Referente a questão energética o Brasil se encontrava em uma posição favorável, pois dependia apenas de uma revisão estratégica, pois com a abundancia de recursos naturais tinha alternativas
...