Qual é Importância Da Pesquisa Social Para O Serviço Social
Trabalho Escolar: Qual é Importância Da Pesquisa Social Para O Serviço Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Imila • 21/9/2014 • 613 Palavras (3 Páginas) • 5.623 Visualizações
Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio
Aluna: Imila Fagundes da Silva Disciplina: Pesquisa Social II
Matricula 20131103775 Professora: Luiza Cassemiro
Qual é a importância da Pesquisa Social para o Serviço Social na Atualidade?
A pesquisa possui um papel decisivo para a formação profissional e acadêmico do assistente social, (...)“atividade privilegiada para a solidificação dos laços entre o ensino universitário e a realidade social e para soldagem das dimensões teórico-metodológicas e prático-operativas do Serviço Social, indissociáveis de seus componentes ético-políticos.” (IAMAMOTO,Marilda- Serviço Social na Contemporaneidade)
Por se tratar de uma atribuição e competência do assistente social, a pesquisa deve ser um assunto constantemente debatido pela categoria e, precisa ser entendida como algo inerente à intervenção. Sem ela é impossível conhecer a realidade social. É por meio desse processo investigativo que se pode conhecer a realidade e decifrá-la naquilo que ela se manifesta de imediato em suas contradições.
Contribui para a compreensão da realidade social, possibilita o reconhecimento das múltiplas expressões da questão social. Ora, é neste terreno de onde surgem as demandas profissionais por parte do Estado e de outros segmentos da sociedade civil que atuam no amplo campo da pobreza e da exclusão. É por meio da pesquisa que compreende o
significado da profissão.
A mesma nos leva conhecer para intervir, exige um trabalho intelectual, preparo, formação, habilidade e competência; Ela não leva ao conhecimento superficial apenas, mas sim o conhecimento aprofundado, isto é, na pesquisa deve-se buscar a totalidade dos fatos. Pressupõe captar informações, escolher respostas, organizar, elaborar e propor idéias.
A pesquisa ganha relevância para a formação profissional, especificamente, a partir da década de 80, onde há a intenção de ruptura, quando a profissão se coloca como foco de estudo e, por conseguinte, há uma intensificação de fato no entendimento da realidade social e das suas demandas.
Nos últimos anos a pesquisa social vem apontando para a maturidade profissional, ao rigor teórico, a produção cientifica, a criatividade e critica, analises dos espaços sócios- ocupacionais etc.
“(...) assume, assim, um papel de suma importância na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar a formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção qualificada, quanto a ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão (...).” (GUERRA, Yolanda – A dimensão investigativa no exercício profissional).
A pesquisa garante o estatuto de maioridade intelectual para a profissão: além de possibilitar aos seus protagonistas uma contribuição efetiva às diversas áreas de conhecimento, pois permite conectar as demandas da classe trabalhadora –
precondição para a construção de novas legitimidades profissionais. Portanto, a pesquisa é parte constitutiva do exercício do assistente social.
Com a pesquisa há possibilidades de uma nova construção do saber, onde geram novos conhecimentos ou já confirmam
...