Questão Social E Serviço Social No Brasil
Ensaios: Questão Social E Serviço Social No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 31/10/2013 • 496 Palavras (2 Páginas) • 700 Visualizações
Questão social e Serviço Social no Brasil
Questão social é o conjunto de toda desigualdade social existente na sociedade.
A questão social surgiu com a industrialização e urbanização das grandes cidades e está diretamente ligada à forma capitalista de produção, onde a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida: de maneira desigual.
A partir de 1930, o Distrito Federal, localizado na época na cidade do Rio de Janeiro, recebe um número imenso de imigrantes que com a desestruturação da agricultura, a escassez de trabalho no campo e a crescente oferta de emprego na cidade grande abandonam o campo e migram para a cidade em busca de melhores oportunidades, ocorrendo assim o êxodo rural.
Ainda nessa mesma época 1930 o Brasil passava por mudanças na economia, pois passava de agrário-exportador, com o café como principal produto para industrial, com a construção de mais indústria, o que demandava mais mão de obra e investimento em infra estrutura para a implementação dessas mudanças que viabilizava esse período de crescimento industrial.
Enquanto a industrialização crescia no Brasil, aumentava também, o desejo dos operários de alguma proteção e garantias aos seus empregos por parte dos empresários do setor que lhes dessem garantias trabalhistas, que criassem uma legislação no país, enfim condições de uma vida digna e o estado, visando controlar a grande massa operária, e também para não pôr em risco a burguesia, absorveu parte das reivindicações populares, facilitando assim sua dominação e manipulação.
A questão social está intimamente ligada às desigualdades existentes na sociedade. Onde há desemprego, fome, falta de moradias, falta de saúde, falta de educação com qualidade, saneamento básico, há a questão social e a presença do Assistente Social se faz presente.
Hoje as políticas são as mesmas, os problemas maiores, contudo o Estado se mantém inalterado, criando medidas ilusórias, que não resolvem as questões sociais já existentes e só mascaram , com resoluções e medidas que não findam com as necessidades dos pobres da sociedade em que vivemos.
As primeiras Escolas 1936 – de São Paulo 1937 – do Rio de Janeiro A formação dos primeiros profissionais se dá por influência européia, através do modelo denominado franco-belga, que tomando por base o princípio tomista de “salvar o corpo e alma”, fundamenta-se num postulado de servir ao outro.
CNSS (Conselho Nacional de Serviço Social): Criado em 1938, seu objetivo era centralizar e organizar as obras assistenciais públicas e privadas.
LBA (Legião Brasileira de Assistência): Criada em 1942, organizada com o engajamento do País na Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo era prover as necessidades das famílias, cujo chefes foram mobilizados para a guerra.
O serviço social esteve presente nos primórdios do século XlX, onde desenvolvia assistencialismo e ajuda aos pobres, aos menos favorecidos, tendo a burguesia como principal patrocinador da igreja católica, já que a burguesia buscava somente seus interesses.
O surgimento do serviço social data da metade do século XX com a igreja católica no controle do processo de ajuda e benefícios ao proletariado.
...