REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL
Exames: REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cidatga • 7/5/2014 • 1.101 Palavras (5 Páginas) • 443 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
MARIA APARECIDA PAIVA
REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL
Tangará da Serra
2013
MARIA APARECIDA PAIVA
REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Política e Filosofia.
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi
Tangará da Serra
2013
Sumário
INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL.................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................8
REFERÊNCIAS........................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O surgimento da profissão de assistente social inicia pela diferenciação e o antagonismo entre as classes e o desenvolvimento do capitalismo, em sua fase mercantil, introduzia significativas alterações na estrutura, relações e processos sociais.
Portanto, a história do serviço social está claramente vinculada a mudanças que se estabeleceram no decorrer de vários séculos relacionados ao fervor de fatos sociais, culturais e econômicos vindos do capitalismo já citado acima, das revoluções industrial e francesa, lutas de classes, surgimento da burguesia, dentre outras coisas.
No Brasil se dá ligado à Igreja para a recuperação e a defesa dos seus interesses junto às classes subalternas e à família operária, vítimas da pobreza, fome, violência, desemprego, etc. Não sendo tão diferente do início, ainda hoje a preocupação do assistente social, são as expressões que aumentam com o passar dos anos.
A busca de soluções para um país mais justo é o ponto principal dessa profissão e através da mesma ocorrem manifestos para ajudar na conquista de uma sociedade transformada, na verdade, mais igualitária.
O objetivo deste trabalho é levar a uma reflexão sobre as refrações da questão social no passado, extrapolando no contexto da atualidade.
Reflexão sobre a questão social
O surgimento do Serviço Social está relacionado com as transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil no século XIX, com o objetivo de auxiliar famílias em situação precária de sobrevivência criaram-se o projeto de recristianização da Igreja Católica e a ação de grupos, classes e instituições que integraram essas transformações.
Esse período foi marcado por uma sociedade capitalista industrial e urbana. A assistência pública se resumia basicamente a situação de indigência, com a produção industrial impôs um novo contexto social que regia pelo estatuto do direito do cidadão e do dever do Estado, porém o mesmo era feito às exigências do capitalismo.
As expressões da questão social no primórdio do Serviço Social entendem-se pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira, que, em outros termos, revela-se nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, racismo e preconceito.
Com o desenvolvimento econômico mundial crescendo, as organizações da classe trabalhadora tiveram que lutar pelos seus direitos. Eram conscientes, organizados e estrategicamente situados com forças políticas como os sindicatos. A classe buscava respostas do Estado para as soluções de seus problemas, como a criação de regulações sociais.
Assim as manifestações eram praticadas pelo aumento da violência e da exploração que os capitalistas cometiam contra eles. Gradativamente a classe trabalhadora organizada foi alcançando conquistas. Essa prática do movimento envolviam causas políticas, pressionavam burguesia e poder público. Questões sindicais e trabalhistas mais organizadas conseguiam importantes vitórias, como a aprovação da lei das dez horas, etc.
O Serviço Social no Brasil inicia, desde 1930, como uma especialização da questão social. Dessa maneira, a profissão, interna e externamente, sofre as influências das alterações da mesma, enquanto expressão constituída e constituinte dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça social presentes nos modos de ser e aparecer do capitalismo na sociedade brasileira.
Nesse processo internaliza valores e concepções de mundo, produzia e intercambia conhecimentos e práticas, resistia ou se moldava às velhas ou novas formas de enfrentamento da questão social pelo
...