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RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

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Por:   •  9/6/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

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Segundo José Paulo netto o processo de renovação do serviço social constitui em trêsmomentos de ruptura, a primeira diz respeita a perspectiva modernizadora que encontra a suaformulação afirmada nos seminários de teorização do serviço social organizado pelo CBCISSem Araxá (março 1967) e Teresópolis (janeiro 1970) no sentido de inserir os profissionais numviés moderno de teorias e técnicas para novos instrumentos que possam responder asdemandas da ordem do desenvolvimento capitalista. Com o golpe de abril, ocorreu umaampliação do mercado de trabalho dos assistentes sociais com criações de instituição eorganizações estatais que por sua vez submetida ao estado ditatorial e sua racionalidadeburocrática assim contribuindo para reduzir as suas expressões na (auto)-reapresentação dosassistentes sociais.Outro ponto que teve influência neste conservadorismo do serviço social foi o semináriode Araxá que se manifestou de diversas forma uma delas é a diferenciação entre níveis deintervenção macrossocial e microssocial. No macrossocial o perfil do profissional do assistentesocial está voltado para a formulação de políticas sociais (moderna), e no nível do microssocialo papel do assistente social esta na execução terminal das políticas (tradicional), numa relaçãodireta com o usuário dos serviços. Por ter como pano de fundo o positivismo na forma deestrutural-funcionalismo, trata-se de um principio de globalidade que sustenta o individuo quedeve se analisado na sociedade para uma analise baseada na cristalização, desenvolvendoassim um comportamento adaptativo. Outro seminário que marcou também foi o deTeresópolis, com o propósito de analisar a questão da metodologia do serviço social, onde trêsdocumentos constituíram o objetivo desta reflexão são eles Lucena Dantas, costa e Soeiro.Neste sentido as idéias apresentadas por Lucena Dantas são as mais relevantes, para Dantas ométodo do profissional é o método cientifico que opera através de diagnósticos e aintervenção planejada. Outro fator que entra em destaque neste mesmo documento foi odebate de dois grupos (A e B), onde poderão analisar e colocar suas propostas e conclusões. Ogrupo A expressou o alto nível de natalidade, já no grupo B supões três nives de atuação parao serviço social (prestação direta de serviços, administração de serviços sociais e

planejamento) mais tanto o “A” como o “B” procura uma teoria que esteja relacionada com á

pratica do serviço social.

Conforme nos escritos de J. P. Netto “depois de Araxá e Teresópolis, vieram na sua esteira

os colóquios realizados nos centros de estudos do Sumaré (da arquidiose carioca) e o Alto daBoa Vista (no colégio coração de Jesus) respectivamente em 1978 e 1984 (Netto, 2010

p.1940)”. Refletindo ai então no surgimento de novo organismo de expressão e representação,

 as observações feitas ao contexto social brasileiro. Onde dois elementos estreitamente

conexos entram em destaque. “O primeiro diz respeita ao que se pode aludir como a

expectativa das vanguardas profissionais que tendia a tornar céticas aquelas vanguardas emrelação a promoções inscritas num veio que justamente estavam colocando em causa. Osegundo elemento refere-se ás dimensões e direções propriamente ideopolíticas a que se viamremetidos quer aquela entidade quer suas iniciativas anteriores, que experimentavam umanítida politização na fase em que a resistência democrática á ditadura empolgava setores

sociais cada vez mais amplos.” (Netto, 2010p. 195). Ocorrendo assim um deslocamento para o

conservadorismo com aberturas a referências distintas.

Segundo momento foi a reatualização do conservadorismo que consisti na recuperação daherança conservadora da profissão, recorrendo ao pensamento crítico-dialetico, onde na tesede livre-docencia de Anna Augusta de Almeida expressa novas idéias direcionada paraproduções teóricas do próprio assistente social. Neste sentido mostra uma preocupação emoferecer apenas suportes teóricos para que os profissionais interpretassem e compreendesseas necessidades do cliente, descobrindo possibilidades para que se realizem de acordo comseus propósitos humanos. Este conservadorismo não se reside apenas referencial ideoculturaldo cristianismo, mas antes, possui um embasamento cientifico, dessa forma construindo umarelação do serviço social com o seu objetivo e possibilitando uma análise critica e rigorosa dasrealidades macros societária e contribuindo para que as intervenções profissionais sejamavaliadas por critérios sociais objetivos e teóricos.Outra referência apontada por J.P.Netto relacionada também com o conservadorismo é arecusa da fenomenologia, até então não encontrada, para uma reelaboração teórica e praticada profissão. Referindo assim ao paradigma fenomenológico, concretizado nas filosofiassistematizada por Husserl, com a definição de delimitação

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