RESENHA DO ARTIGO As Práticas De Leituras Dos Estudantes De Direito: O Que Nossos Futuros Advogados Estão Lendo?
Casos: RESENHA DO ARTIGO As Práticas De Leituras Dos Estudantes De Direito: O Que Nossos Futuros Advogados Estão Lendo?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessica_iasd • 28/5/2014 • 351 Palavras (2 Páginas) • 955 Visualizações
FLORIANO, Danúbia. et. al.As práticas de leituras dos estudantes de direito: o que nossos futuros advogados estão lendo?. Impulso. nº23 v.58, pp.59-68, 2013.
O artigo em questão trata-se de uma pesquisa realizada por estudantes do curso de Letras na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. O objetivo é investigar as práticas de leitura dos estudantes de direito nos âmbitos acadêmico, pessoal e profissional. Tendo em vista as mudanças ocorridas após o ingresso na universidade e a assiduidade da leitura sem rigor acadêmico. A pesquisa foi realizada com 75 alunos do curso de direito, sendo eles das turmas do segundo, sexto e décimo semestre.
A linguagem utilizada é de fácil compreensão para o leitor. Apesar de o texto ser escrito de maneira formal, foram utilizadas palavras de fácil compreensão para pessoas que não tem o hábito de ler. Há autores de artigos, que utilizam palavras que a maioria das pessoas não tem conhecimento do significado, dessa forma deixam o texto cansativo, o que impede muitas vezes que o leitor termine de ler o material escrito.
É bem interessante que esse artigo enfatiza a importância dos educadores incentivarem os alunos a criarem o hábito da leitura desde os primeiros anos da vida acadêmica. Para quando o individuo ingressar em uma universidade e se deparar com artigos científicos e com textos mais elaborados, não sinta tanta dificuldade, pois a leitura já faz parte de seu cotidiano.
Com relação ao método utilizado para pesquisa (questionários) foi uma ótima escolha. Inclusive o cuidado que tiveram em entrevistar estudantes de direito de diversas etapas no curso, diminuindo assim a margem de erro da pesquisa. Porém devido às perguntas serem abertas, no momento de informar os resultados da pesquisa o texto ficou incoerente, a leitura cansativa e as informações não ficaram claras.
O ideal seria que as perguntas fossem de múltipla escolha, dessa forma seria mais rápido o preenchimento, de fácil tabulação e análise. Os dados devem ser digitados em planilhas do Excel, com eles, elaborados gráficos para facilitar a análise dos resultados. Sendo assim, os resultados da pesquisa seriam mais objetivos e teria mais credibilidade às informações passadas para o leitor.
...