ReSPONSABILIDADE SOCIAL
Exames: ReSPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brila • 20/5/2014 • 2.094 Palavras (9 Páginas) • 190 Visualizações
RESUMO
Há algum tempo o termo responsabilidade social vêm sendo visto com maior importância, tanto em seu perfil acadêmico como empresarial. Atualmente as empresas não estão voltadas apenas para o perfil econômico, pois têm o conhecimento que para gerar bens ela precisa de recursos naturais e a má utilização destes pode levar ao não alcance do seu principal objetivo, gerar riquezas.
A responsabilidade social empresarial pode-se dizer q é um tema recente, com destaques significativos a partir da década de 80, um dos motivos pelo qual geram idéias bastante divergentes. Através da responsabilidade social as empresas buscam conjugar o ambito ético, social e ambiental às partes interessadas dentro da organizanizações.. Objetivando o esenvolvimento sustentável da instituição. Para garantir uma boa redação, alguns aspectos devem ser observados, dentre eles: público-alvo, relevância das ideias e dos fatos, utilidade para a ciência e para a comunidade, domínio do assunto e capacidade de sistematização, recriação e crítica do material coletado, uso gramatical correto, com texto claro, lógico, terminologicamente preciso e fundamentado em argumentos coerentes, mantendo a sua originalidade e a simplicidade do vocabulário (AZEVEDO, 2001).
1.1 DEFINIÇÃO
Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.
A gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.1.2 OBJETIVOS
Uma das caracteristicas basicas da gestão ambiental aplicado a empresa são os problemas como extinção de espécies e a erosão da diversidade genética exemplificam a degradação do meio ambiente causada pelas profundas modificações dos ecossistemas naturais, provenientes do crescimento da população humana. O Planeta chegou no seu limite de capacidade e os impactos socioambientais consequentes disto estão em evidência, tais como a fome, a miséria, a desigualdade, a violência, o desemprego e as reações adversas da Natureza.
Segundo Gutberlet (1996), as questões sobre impactos ambientais já não se restringem a áreas geográficas isoladas ou a determinados grupos de pessoas.
É nesse cenário que a Gestão e Análise Ambiental surge, na tentativa de oferecer ações adequadas que garantam a manutenção da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, além do suporte científico para a proposição de políticas e projetos de desenvolvimento sustentável.
Segundo Neder apud Ferreira(2003) “as empresas que não incluírem a gestão ambiental em todos os seus níveis administrativos correm o risco de desaparecer do mercado nos próximos anos”.
Uma das principais preocupações do ser humano do século XXI é oferecer condições de sobrevivência para gerações futuras ,tendo em vista a degradação ambiental intensificadas pelos efeitos das globalização nesse sentido,Almeida(2002,pag.64)Comenta que.
No mundo atual,a percepção de que tudo afeta a todos cada vez com maior intensidade e menor tempo para absorção,gerou o processo de redefinição,conceitual e programático do clássico. Desenvolvimento consumidor de recursos naturas no qual o homem e incluido como mero animal de produção , e levou a formulação de desenvolvimento sustententável.
Desse modo, tornou-se necessário desenvolver uma nova versão que permita compreender as interdependências , os impactos, bem como refletir sobre as causas e efeitos das ações influenciam a sociedade como um todo.
A globalização propiciou um vesível avanço na tecnologia , na comunicação e nos processos de produção gerando consequências positivas, mas também negativas para o presente, e futuro da humanidade .É importante redefinir ações para reduzir os impactos do homem sobre a natureza , já que o tempo e os recurso naturais estão se esgotando. Nessa visão, como tudo está inter-relacionado, cada ato trárá consequências presentes ou futuras.
Para Meneghelli Grasch (2001) , “as organizações preocupadas com seus futuros estão sintonizanda com os desafios da globalização , das pessoas, dos clientes das clientes , dos produtos e serviços , do conhecimentos, dos resultados e da tecnologia”.
Os estudos revelam que por muito tempo. O ser humano agiu sem antecipar os efeitos que suas açôes poderiam causar na humanidade. Ao ultilizar recursos naturais indiscremenadamente , não percebe a interdependência entre os fatores econômico , social e ambiental, gerando consequências errevensíveis para o planeta.
Para Meneghelli Grasch,pode constatar-se que quando as organizações se preocupam com seus futuros,elas ficam mas sintonizadas com os desafios da globalização,o que faz com que as mesmas se tornem cada vez mais comprometidas com ações que podem causar danos a humanidade, e ao meio ambiente,usando seus recursos indiscriminadamente,gerando consequência para o planeta.
Para Almeida: comenta-se que a globalização ela propicia um avanço visível da tecnologia,e na comunicação gerando tanto pontos positivos,quanto negativos para o presente e futuro da humanidade.E o mesmo comenta que é importante redefinir ações, para reduzir os impactos do homem sobre a natureza , ele menciona que o tempo dos recursos naturais está se esgotando,e que cada ato trará consequências presentes ou futuras.Com isso o mesmo faz uma observação de que,é preciso desenvolver uma nova visão de interdependências,bem como refletir sobre as causas e efeitos das ações que influenciam a sociedade como um todo.
Percebe-se que a preocupação do ser humano no século XXI com a degradação ambiental é um dos aspectos que vem sendocada vez mais visado,sendo que as organizações também tem essa preocupação,de que tudo está inter-relacionado,e que cada ato pode causar consequências presentes ou futuras.Por sua vez a degradação ambiental ocorre em virtude de um padrão de produção agrícola baseada em uso de variedades,ocorre então os desequilíbrios ambientais que são gerados por padrões de produções e ocupações do espaço fisico ecologicamente inadequado.Além disso a regulamentação
...