TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recentes Manifestaçoes

Casos: Recentes Manifestaçoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 11

recentes manifestaçoes

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERENCIAS..........................................................................................................11

INTRODUÇÃ0

As manifestações que estão acontecendo no Brasil permitem perceber que existem várias causas, várias reivindicações, em questões políticas, religiosas, questões de desigualdade social de várias formas, de gênero, de raça, de classe social. O que começou de forma pontual como um protesto contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo ganhou o país e se transformou em uma ampla demonstração de insatisfação popular. Em grande parte, insatisfação com a falta de qualidade dos serviços públicos e pela falta de ética na política (SILVA, 2013).

As manifestações pela redução das tarifas e melhoria dos transportes públicos evoluíram em ritmo acelerado. A pressão popular por mudanças estão aumentando cada dia mais, a discussão ultrapassa os transportes. Há outros temas importantes como saúde, educação, segurança pública, redução da violência e combate à corrupção. Temos de aprofundar nessas reflexões, que terão consequências na ação política para melhorarmos a nossa condição de vida.

1 DESENVOLVIMENTO

A política brasileira parece não encontrar nenhum ponto em comum com a ética. Envolvida em escândalos, a atitude de nossos governantes está distante dos valores éticos da sociedade, não realizando o bem comum, novos escândalos que envolvem pessoas da política nacional aparece a cada dia. Atualmente as palavras mais ouvidas no cenário político brasileiro são corrupção, promessa não cumprida desvia de dinheiro público, desonestidade, abuso de poder e compra de votos em época de eleição, contradizendo nossa vontade de que escolhemos representantes para solucionar os problemas das inúmeras falhas do nosso sistema tentando acabar com as manifestações que a cada dia vem ficando mais forte e em todo o Brasil, o povo esta se revoltando.

A população parece ter caído em esquecimento, estamos paralisados em relação aos escândalos na política, estamos acomodados e desinteressados de aprender sobre o sistema do poder público a fim de criar consciência de que a corrupção é um grande obstáculo para o desenvolvimento do país e que nos mantém cada vez mais reféns de um sistema fracassado simplesmente usado para benefício próprio. A corrupção parece ter se tornado algo natural em nosso país, o povo segue a vida cotidiana tolerando as manobras corruptas de nossos eleitos transformados.

É vergonhoso o cenário da política neste país em que governantes envolve-se em escândalos, se já não fosse situação comum do Brasil seria pavoroso, um representante eleito pelo povo, no qual os cidadãos depositam total confiança na sua administração seja feita da melhor forma possível, condizente com as estrutura oferecida para seu trabalho.

As manifestações populares marcaram o nosso cotidiano colocando milhares de brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos, esta surgindo uma nova fase em nossa vida política. Estas manifestações, a partir do momento tornaram manifestações de massa e passaram ter um caráter de classe distintas, em grande parte há insatisfação com a falta de qualidade dos serviços públicos. Entre as milhares de bandeiras levantadas pela multidão, destacam-se a exigência por mais qualidade e recursos para educação, saúde, segurança pública, combate a corrupção e controle inflacionário. Os protestos acontecidos são mais uma demonstração da força que as manifestações populares têm para aprofundar a democracia do país e para que as pessoas participem de decisões que afetam diretamente sua vida.

Em épocas de protestos, manifestações e passeatas, lembramos-nos de alguns fatos históricos, também relacionados a movimentações populares, que marcaram a política de nosso país provando que o povo que vai às ruas tem força e voz. Foi preciso reavivar a memória e trazer a tona mais manifestações para que vejam que o povo esta acordando.

As manifestações populares, acima de tudo, clamam por maior participação direta da população nas decisões do país. E essa manifestação não se contrapõe à democracia representativa. Ela clama, sim, por mais espaço na democracia participativa, à medida que pretende que esta represente melhor a população. E, para melhor representá-la, tem que ter mais a cara do povo brasileiro. As manifestações populares são democráticas, legítimas e necessárias. Todo Brasil precisa de um povo atuante que cobra dos políticos uma postura ética e que impõe à sociedade uma autorregulação capaz de melhorá-la e de levá-la a patamares, digamos, mais civilizados.

Essas manifestações populares querem dizer efetivamente que o povo ainda esta vivo buscando o melhor para se viver dignamente, possibilitando a reunião de pessoas com visão de mundo, de valores, crenças na busca de compartilhar saberes e experiências para o bem comum de todos. A população vem percebendo que de alguma forma tem que haver uma mudança concreta, pois as que estão vigorando esta mais lenta que passos de tartaruga e esta causando um caos em todos os Estados.

O Poder, no Brasil, continua sendo exercido por grupos menores, preocupados em não permitir que o povo, em seu conceito substancial, aceda à titularidade plena do seu direito à participação. A participação popular é princípio ativo da Democracia e é a partir da vivência que a torna efetiva, concreta e justa. Democracia não se realiza no texto constitucional pendurado em prateleiras de bibliotecas bem organizadas, mas no contexto político que se fez constitucional nas ruas fervilhantes, em mosaicos humanos, a união dos povos em busca de comum objetivo.

A Democracia exige a cidadania ativa, livre, igualmente exercida pelos membros da cidade política, a fim de que todos quantos dela participem possam pôr e expor a sua ação, a sua vocação e a sua intenção política e social para melhorar e acabar esses tipos de manifestações que acaba causando desgraças. Não há Democracia sem povo, a dignidade da pessoa humana não pode ser obtida para poucos ou para alguns. A fome de um homem indigna todos, mas nem assim alguns tomam atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com