TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceituação Do Serviço Social No Brasil

Artigo: Reconceituação Do Serviço Social No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Como se introduziu o Serviço Social no Brasil

O Serviço Social surgiu a partir da década de trinta e não deve ser tratado apenas como um contexto histórico.

A economia brasileira se concentrava no cultivo do café e favorecia apenas os estados de São Paulo e Minas Gerais. Apenas os direitos da burguesia eram estabelecidos.

A industrialização só ocorreu após a Segunda Guerra Mundial.

Em 1933, foi apresentada uma constituição. O parágrafo primeiro era constituído de oito itens: salário mínimo, jornada de trabalho de oito horas, proibição de trabalho por menores de 14 anos, repouso semanal obrigatório dentre outros.

Nos anos 40 deu-se a gradativa afirmação do serviço social no país. A igreja católica, através de uma ação renovadora, i8nflui na fundação das primeiras escolas de Serviço Social no Brasil.

A ação da igreja era restrita a obras beneficentes. A igreja entra em organização gradativa para se especializar na área social.

Devido a alguns problemas socioeconômicos, um grupo católico mobilizou-se para criar um curso de Ação Social. O curso foi ministrado por uma professora de Psicologia da escola de Serviço Social de Bruxelas.

Assim nasceu o Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo (CEAS), que fundou a primeira escola de Serviço Social no Brasil.

Essa escola nasceu por iniciativa da ação social católica e foi inaugurada em 15 de fevereiro de 1936.

Então é possível afirmar que o Serviço Social teve início a partir de trabalhos sociais exercidos pela igreja católica.

Com o decorrer dos anos, foram acontecendo mudanças significativas do Serviço Social.

Entre 1945 e 1958, os profissionais se conscientizaram da necessidade de elaboração de novos métodos de ajuda, de acordo com a realidade brasileira.

A partir dos anos 60 até hoje, o Serviço Social se caracteriza pelo movimento de reconceituação.

O que é ajudar? Ajudar é prestar auxilio a quem tem alguma necessidade podendo ser de moradia,alimentação,trabalho entre outros...

Por que ajudar? Ajudar porque se cada um fizer o que está ao seu alcance talvez assim podemos ter um país com menos desigualdades e mais humano.

Como ajudar? A ajuda pode ser através de informações como conseguir seus direitos,ter condições dignas de sobrevivência moradia,trabalho,alimentação e saúde.

O Processo de Reconceituação do Serviço Social no Brasil

O movimento de reconceituação começou por volta de1965. Foi um processo de ruptura com o serviço social americano que tinha vigência no Brasil após o final da segunda guerra. O objetivo era adequar o serviço social aos problemas latino-americanos, buscando um marco referencial e teórico.

É possível identificá-lo por três momentos distintos: a crítica da ligação com os países dominantes, que foi importado da Europa. Essa foi à perspectiva da modernização.

No segundo momento foi o período do ressurgimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com