Reflexão Filosófica Sobre A Capacidade Do Ser Humano
Exames: Reflexão Filosófica Sobre A Capacidade Do Ser Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JMMMM • 28/10/2014 • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 5.135 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA 01.
ATIVIDADE ESCRITA 01 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente nas aulas 01 e 02. Nesta atividade você terá que elaborar 3 (três) respostas.
1. Como não nos conhecemos ainda, peço que elabore uma pequena apresentação e, juntamente com a atividade 01, envie uma pequena apresentação sua. Nome, idade, motivos que lhe levaram a fazer o curso superior, etc. Essas informações me ajudarão a ter uma noção, ainda que muito restrita, dos/as estudantes e poderão me ajudar em algumas discussões a serem realizadas a partir das atividades das aulas.
Sou Jaqueline M. Santos Machado, tenho 29 anos moro em Ourilândia do Norte – PA há 12 anos, sou casada tenho dois filhos (Arthur de 6 anos e Miguel de 1 ano) minha formação em Técnico em Mineração atuou especificamente no processo de britagem cominuição de minério e formação das pilhas para alimentação da Usina.
Tenho objeto de concluir um nível superior, porem as oportunidades aqui na região são restritas, dentre as opções oferecidas o Curso de Serviço Social é o qual eu tenho mais afinidade, após iniciar tenho me identificado cada dia mais, estou satisfeita com a escolha, espero poder colher bons frutos com mais este investimento.
2. Observando a diagramação e fundamentado no conteúdo do texto “Uma Experiência Absurda”, extraído do livro “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia, elabore um texto de até 20 linhas seguindo os passos explicados abaixo:
De que gênero de texto você acha que se trata? Uma notícia? Uma reportagem? Um texto científico? Por que vocês acham assim? Existem algumas palavras desconhecidas no texto? Tentem compreendê-las no contexto em que o autor as utiliza. Qual é o tema que o autor discute? Qual é a tese que o autor quer sustentar no texto? A quem ele recorre para explicar e dar sustentação à sua tese? Como ele utiliza essas informações? Faz citações diretas? Elas ajudam a compreender o texto? Quais as suas hipóteses sobre as intenções que o autor tem com o texto? O autor apresenta fatos ou dados. As informações que o autor utiliza de outros autores são coerentes e convincentes? Ajudam a entender e a explicar melhor o que ele quer explicar? Que inferências (operação mental pela qual extraímos uma conclusão) você consegue fazer sobre o texto com base em seu conhecimento de mundo? Quais as conclusões que o autor chega? Ou, que conclusões você conseguem extrair do texto?
Agora, Fundamentado/a no texto e seguindo pelo menos estes apontamentos, construa um texto coerente e conciso sobre o conteúdo do texto apresentando suas inferências (conclusões). Por fim, tente estabelecer relações com o conteúdo da aula 01 em que abordamos sobre a produção do conhecimento e a forma como nós organizamos e produzimos as condições materiais e culturais no dia-a-dia na atualidade. Peço que elabore um texto que expressa o seu entendimento. Esse texto deve ser elaborado a partir do texto de Laraia e do conteúdo da aula. Favor enviar a atividade no portfólio da aula 01. (Seu texto poderá ter até 30 linhas).
O antropólogo Roque de Barros Laraia, o texto Uma Experiência Absurda, apresenta característica cientifica, pois é baseado em experiências, estudos e pesquisas.
O tema é a natureza humana onde a tese é ele acreditar que pudesse existir uma linguagem que fosse mundial, onde para poder afirmar a mesma ele ordenou que algumas crianças fossem isoladas da sua espécie, tendo somente cabras como companheiros. Quando já estavam grandes foram visitá-las e apenas gritaram a palavra beks. Não é difícil percebe o engano do rei em relação as suas conclusões. O rei se baseou no que "enxergou" ou no que queria ver para fazer tal afirmação. Por crer que havia uma língua universal e que todos deveriam falá-la, ele se precipitou e concluiu algo totalmente errôneo. Ele mandou averiguar em todos os países e contatou que beks é pão em Frígio. Concluindo assim que as crianças falam frígio. Conclui-se que a linguagem para o individuo é uma habilidade desenvolvida, inteiramente adquirida e não hereditária.
Laraia, mostra que as diferenças de comportamento entre os homens não se pode ser explicada através de seus processos biológicos e sim pela diversidade cultural em que se está inserido pelo processo de aprendizagem. Aprendemos aquilo que nos é ensinado. Diferente de animais o homem é capaz de dar repostas variadas. O homem usa a linguagem para se comunicar a linguagem e o pensamento se misturam à medida que a capacidade de comunicação simbólica se desenvolve. A Cultura, mais do que herança genética, determina o comportamento do homem e justificam suas realizações elas não provem da genética e sim da aprendizagem e da educação e através dele que determinamos o comportamento do individuo e o que ele faz. Conclui-se que é necessário
...