Relatorio De Estagio
Trabalho Escolar: Relatorio De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabellaicloud • 20/6/2014 • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 557 Visualizações
A experiência do estágio é essencial para a formação integral do/a aluno/a, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidade e bem preparados. Ao chegar à universidade o/a aluno/a se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011).
O estágio supervisionado é um momento de fundamental importância para a formação acadêmica, pois dá ao aluno oportunidade de correlacionar à teoria com a prática, por meio de uma leitura da realidade, enriquecendo conhecimentos e possibilitando o contato com o/a usuário/a e a instituição, ampliação à visão, não só como futuro profissional, mas também em relação o/a usuário/a e como são realizados os serviços ofertados aos mesmos.
O presente relatório intitulado Estágio Supervisionado em Serviço Social, tem o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio I e II na UBS – 4º Centro, em Arapiraca Al tendo por finalidade levar a saúde para mais perto das famílias, trazendo melhoria de vida para a população na prevenção de doenças e promoção de saúde, onde são desenvolvidos programas, projetos, atendimentos, serviços e benefícios destinados a toda população usuária. As quais se destinam a abordar as observações técnicas utilizadas pelo/a Assistente Social, correlacionado a teoria com prática por meio de uma leitura da realidade de cada usuário/a, bem como demandas institucionais.
A presença do/a Assistente Social dentro de uma UBS nos dias de hoje é quase que indispensável. Atualmente a referida Unidade conta com o apoio de uma profissional de Serviço Social que atua diretamente na Estratégia de Saúde da Família (ESF), e também tem suporte do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), onde o mesmo tem o papel de desenvolver a equipe e os profissionais da ESF utilizando os seguintes recursos: capacitação, atendimento compartilhado e plano terapêutico. Entretanto, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os/as usuários/as, mas apoio às equipes de saúde da família. Têm como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.
A atuação participativa dar-se pelo fortalecimento dos espaços de controle social, além de intervenção no processo saúde-doença. Depara-se com as mais extremas expressões da exclusão social, com negação dos direitos humanos e sociais.
1.1 OBJETIVO GERAL
O Estágio Supervisionado tem como objetivo possibilitar um campo de experiências e conhecimentos que constitua em possibilidade de articulação teórico-prática e que estimule a inquietação intelectual dos/as alunos/as. Complementando a formação acadêmica, possibilitando a integração entre a teoria e a prática, através do contato do/a aluno/a com a vida profissional. Esta integração possibilita a apreensão de mediações que permeiam a capacitação do fazer profissional.
1.2 JUSTIFICATIVA
Enquanto profissão sócio-técnico do trabalho, o Serviço Social costuma atuar intervindo na realidade que é dinâmica e contraditória exigindo um profissional em constante atualização, que tenha um direcionamento teórico-metodológico que possibilite a ultrapassagem do aparente, do imediato, daquilo que se apresenta no cotidiano.
Além de buscar a efetivação de direitos, incentivando a mobilização e participação, reconhecimento da autonomia do cidadão, o profissional tem um compromisso maior com a transformação da sociedade o que levaria a emancipação humana.
É nesta perspectiva que a profissão deve desempenhar suas ações profissionais dentro da instituição de estágio, que possibilita a interação direta entre teoria e prática. O Estágio Supervisionado como parte integrante do processo de formação profissional é de fundamental importância para o conhecimento profissional dando ênfase na relação teoria/prática.
Visando que a profissão do Serviço Social passou e passa por grandes desafios. Alguns marcos normativos da prática de estágio, algumas conquistas na profissão como a lei de estágio – 11.7888 de 25 de setembro 2008 (TEM) estabelece: Estágio como educativo escolar supervisionado;
...